- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidentes da Rússia e do Cazaquistão trocam condolências por acidente aéreo em Aktau

© Administration of the Mangystau Region via APDestroços do Embraer 190 da Azerbaijan Airlines no solo, próximo ao aeroporto de Aktau. Cazaquistão, 25 de dezembro de 2024
Destroços do Embraer 190 da Azerbaijan Airlines no solo, próximo ao aeroporto de Aktau. Cazaquistão, 25 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2024
Nos siga no
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu homólogo do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, trocaram condolências durante conversa telefônica neste sábado (28) por conta do recente acidente envolvendo um avião da Azerbaijan Airlines na cidade cazaque de Aktau, informou o Kremlin. Mais cedo, Putin também conversou com o presidente do Azerbaijão.
De acordo com o comunicado, a ligação entre os dois líderes ocorreu por iniciativa da Rússia.

"Os presidentes trocaram suas condolências em relação ao acidente com o avião da Azerbaijan Airlines em 25 de dezembro, perto da cidade de Aktau, que transportava cidadãos russos e cazaques", destaca a nota.

Além disso, a nota menciona que Moscou e Astana aguardam a participação de "especialistas da Rússia, Azerbaijão e Brasil na análise das caixas-pretas encontradas no local do acidente". A aeronave da queda foi produzida pela Embraer, que já se colocou à disposição para colaborar com as autoridades.
"Os líderes dos dois países continuarão em contato constante, tanto sobre questões relacionadas à investigação de todas as circunstâncias do trágico acidente com o avião azerbaijano quanto sobre temas atuais para o futuro desenvolvimento da cooperação russo-cazaque", acrescenta o texto.
Putin também conversou por telefone com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, sobre a queda do avião, também de acordo com o Kremlim. "O presidente Vladimir Putin pediu desculpas pelo incidente trágico ocorrido no espaço aéreo russo e mais uma vez expressou suas profundas e sinceras condolências às famílias das vítimas, além de desejar uma rápida recuperação aos feridos", pontuou.
Na última quarta-feira (25), um Embraer 190 da companhia Azerbaijan Airlines, com 67 pessoas a bordo, que realizava o trajeto entre a capital do Azerbaijão, Baku, e a cidade russa de Grozny, caiu próximo a Aktau, no oeste do Cazaquistão. Segundo os últimos dados, 38 pessoas morreram no acidente.
Jato Executive Jets Praetor 500, da Embraer, foto de arquivo - Sputnik Brasil, 1920, 25.12.2024
Panorama internacional
Embraer vai colaborar com autoridades competentes após queda de avião no Cazaquistão
A agência russa de transporte aéreo (Rosaviatsia) informou que o avião foi desviado da rota para Grozny devido a um ataque ucraniano com drones e à densa neblina que reduziu a visibilidade a zero em uma altitude de 500 metros.
Após duas tentativas frustradas de pouso, o piloto da aeronave "decidiu seguir para o aeroporto de Aktau", localizado do outro lado do mar Cáspio.
A agência reconheceu ainda que várias circunstâncias coincidiram e requerem uma investigação conjunta. Já Azerbaijan Airlines apontou "uma interferência externa física e técnica" como causa do acidente e suspendeu os voos da capital azerbaijana para dez cidades russas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала