- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sul Global impulsionou mudanças na governança global em 2024, declara Pequim

© AP Photo / Andy WongBandeira nacional chinesa
Bandeira nacional chinesa - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2024
Nos siga no
A cooperação intensiva entre os países do Sul Global representa uma nova dinâmica em relação às mudanças na governança global, diz o Ministério das Relações Exteriores chinês, destacando o papel do Brasil como o anfitrião de uma das maiores cúpulas de 2024.
Durante uma conferência na terça-feira (31), falando sobre a ascensão do Sul Global e sua influência no mundo, Ning disse que o fato de o Sul Global ter ganho uma posição significativa no cenário global em 2024 é um sinal distintivo de grandes mudanças mundiais.

"Os países do Sul Global, trabalhando de mãos dadas, trouxeram uma nova dinâmica e uma nova perspectiva de melhorar a governança global", disse a porta-voz da chancelaria chinesa, citada pelo jornal Global Times.

Da esquerda para a direita: os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin; e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Os estadistas posam para foto na 16ª Cúpula do BRICS, em Kazan, Rússia, em 23 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2024
Panorama internacional
'BRICS ganhou musculatura': confira as conquistas do grupo em 2024
Segundo o artigo, o ano de 2024 pode ser definido como "Ano do Sul Global", tendo como pano de fundo:
A 16ª Cúpula do BRICS em Kazan, com a participação de representantes de 36 países e seis organizações internacionais, realizada de 22 a 24 de outubro deste ano;
A expansão do bloco no início do ano: além da Rússia, Brasil, Índia, China e África do Sul, o BRICS agora inclui o Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita;
O Brasil e Peru, que sediaram encontros internacionais importantes, as cúpulas do Grupo dos 20 (G20) e da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).
Ning afirmou que a China vai continuar a defender multilateralismo e os interesses das nações em desenvolvimento, além de reunir as forças do Sul Global a fim de contribuir para o avanço da humanidade.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала