Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental.
No início de maio de 2024, o Exército russo começou o avanço na direção de Carcóvia, fazendo com que o agrupamento de tropas Sever (Norte) assumisse o controle de várias localidades na área.
No dia 6 de agosto de 2024, as tropas ucranianas lançaram um ataque à região de Kursk, na Rússia. A ação marcou a agressão mais significativa da Ucrânia contra a Rússia desde fevereiro de 2022. Comentando o ataque, o presidente russo Vladimir Putin disse que a Ucrânia havia realizado outra provocação em larga escala, atirando indiscriminadamente em alvos civis.
10:34 03.01.2025
Militares russos mostram 2 veículos blindados ucranianos capturados na direção da RPD
Um grupo de militares ucranianos foi detectado e atacado por drones FPV e uma unidade das forças especiais russas na direção de Krasnoarmeisk, na RPD, informou hoje (3) a Defesa da Rússia.
Foram apreendidos dois veículos blindados funcionais – um MaxxPro de produção dos EUA e um Kazak de produção da Ucrânia, especificou o comandante de codinome Shakh da unidade russa.
10:30 03.01.2025
Militares russos tomaram 2 veículos blindados ucranianos capturados na direção da RPD
Um grupo de militares ucranianos foi detectado e atacado por drones FPV e uma unidade das forças especiais russas na direção de Krasnoarmeisk, na RPD, informou hoje (3) a Defesa da Rússia.
Foram apreendidos dois veículos blindados funcionais – um MaxxPro de produção dos EUA e um Kazak de produção da Ucrânia, especificou o comandante de codinome Shakh da unidade russa.
09:52 03.01.2025
Drones russos destroem veículo blindado ucraniano que transportava grupo de assalto
O agrupamento de tropas russas Zapad (Oeste) com um ataque de drones destruiu um tanque e um veículo blindado de infantaria ucranianos, que transportavam um grupo de assalto para contra-atacar posições perdidas.
09:25 03.01.2025
MD: agrupamento Tsentr (Centro) destruiu ponto de controle de drones das forças ucranianas com uso de lança-chamas Solntsepek
Lança-chamas do agrupamento Tsentr (Centro) destruíram um ponto de controle de reduto das forças ucranianas para veículos aéreos não tripulados na direção de Krasnoarmeysk (Pokrovsk, na denominação ucraniana), informou o Ministério da Defesa russo.
"As coordenadas do TOS Solntsepek destruíram uma fortaleza fortificada e um ponto de controle para os drones das FAU com um ataque de projéteis reativos termobáricos, garantindo o avanço dos destacamentos de assalto do agrupamento de tropas do Tsentr na direção de Krasnoarmeysk da operação militar especial", afirmou o Ministério da Defesa.
09:06 03.01.2025
Movimento de resistência pró-Rússia ajudou a eliminar 80 combatentes do Exército ucraniano
O movimento de resistência Kherson russo entregou as coordenadas das forças ucranianas às tropas russas, graças às quais foram eliminados 80 combatentes das Forças Armadas da Ucrânia, 15 veículos militares e outras unidades e fortificações inimigas.
"Graças às coordenadas transmitidas por bravos combatentes clandestinos, os militares russos eliminaram 80 combatentes, 13 pontos de controle de drones, 5 pontos de observação, 15 veículos militares, três antenas repetidoras e um morteiro de Kiev", afirmou o movimento.
07:42 03.01.2025
MD: perdas das forças ucranianas durante todo o período de combate na área de Kursk ultrapassaram 47.200 pessoas.
As perdas das tropas ucranianas na direção de Kursk no último dia chegaram a 225 militares; no total, durante os combates, o inimigo perdeu mais de 47 mil pessoas no local, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
07:38 03.01.2025
06:26 03.01.2025
Drones russos destroem veículo blindado ucraniano que transportava grupo de assalto para atacar posições libertadas
O agrupamento de tropas russas Zapad (Oeste) com um ataque de drones destruiu um tanque e um veículo blindado de infantaria ucranianos, que transportavam um grupo de assalto para contra-atacar posições perdidas.
04:20 03.01.2025
03:56 03.01.2025
Mais um drone ucraniano é destruído na região de Volgogrado
Mais um drone foi detectado e destruído na região de Volgogrado, não houve feridos nem danos, informou o governador da região Andrei Bocharov.
"Hoje, no dia 3 de janeiro, um drone foi interceptado e neutralizado pela defesa antiaérea do Ministério da Defesa da Rússia no território da região de Volgogrado. Não houve vítimas ou danos a instalações civis e militares", disse Bocharov.
Anteriormente, o Ministério da Defesa da Rússia informou que a defesa antiaérea destruiu 22 drones ucranianos durante a madrugada de hoje (3) em seis regiões russas, incluindo a região de Volgogrado.
02:54 03.01.2025
Defesa antiaérea russa derruba 22 drones ucranianos
Os sistemas russos de defesa antiaérea derrubaram durante a noite 22 drones sobre 6 regiões do país, informou o Ministério da Defesa da Rússia.