MD da Rússia: tropas russas repelem contra-ataque da Ucrânia na região de Kursk
10:12 05.01.2025 (atualizado: 10:51 05.01.2025)
© Sputnik / Yevgeny BiyatovTreinamento de unidades de assalto do agrupamento de tropas russo Zapad (Oeste), foto publicada em 29 de maio de 2024
© Sputnik / Yevgeny Biyatov
Nos siga no
As Forças Armadas ucranianas lançaram um contra-ataque na direção do povoado de Berdin na região de Kursk, na Rússia, por volta das 09h00, horário de Moscou, neste domingo (5), e as tropas russas derrotaram o grupo de assalto e destruíram dois tanques, disse o Ministério da Defesa russo.
"Em 5 de janeiro, por volta das 09h00, horário de Moscou [03h00, no horário de Brasília], para impedir o avanço das tropas russas na direção de Kursk, o inimigo lançou um contra-ataque com um grupo de assalto composto por dois tanques, um veículo de limpeza de minas e 12 veículos blindados de combate com tropas de desembarque na direção do povoado de Berdin. A artilharia e a aviação do agrupamento de forças Sever [Norte] derrotaram o grupo de assalto das Forças Armadas ucranianas. Dois tanques, um veículo de limpeza de minas e sete veículos blindados de combate foram destruídos. A operação para destruir as formações das Forças Armadas ucranianas continua", disse o ministério em um boletim diário.
Ao todo, neste domingo, o agrupamento de forças Sever repeliu dois contra-ataques de grupos de assalto das Forças Armadas ucranianas na direção de Kursk, disse o ministério.
"Ao longo do dia, as perdas das Forças Armadas ucranianas foram de até 340 militares, quatro tanques, três veículos de combate de infantaria, quatro veículos blindados de transporte de pessoal, 12 veículos blindados de combate, 20 veículos motorizados e cinco morteiros", dizia a declaração.
As tropas do agrupamento de forças Sever também prevaleceram nos combates contra as formações de quatro brigadas de assalto mecanizadas, quatro aerotransportadas, uma brigada de fuzileiros navais e cinco unidades de defesa territorial em várias vilas da região de Kursk, acrescentou o ministério.
Desde o início das operações de combate na região de Kursk, as forças ucranianas perderam mais de 49.010 soldados, bem como 273 tanques, 209 veículos de combate de infantaria e 153 veículos blindados de transporte de pessoal.