Biden proíbe exploração de petróleo e gás nas costas leste e oeste dos EUA
12:23 06.01.2025 (atualizado: 15:33 06.01.2025)
© AP Photo / Carolyn KasterCasa Branca em 21 de setembro de 2015
© AP Photo / Carolyn Kaster
Nos siga no
O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira (6) a decisão de proibir a produção de petróleo e gás nas costas leste e oeste do país, bem como no golfo do México Oriental e no mar de Bering do Norte, no Alasca.
"Estou tomando medidas para proteger as costas leste e oeste, o golfo do México Oriental e o mar de Bering do Norte do Alasca da perfuração de petróleo e gás natural e dos danos que isso pode causar", disse Biden em um comunicado, conforme citado pela Casa Branca.
A decisão cobre uma extensão significativa da Plataforma Continental Externa do Atlântico e do golfo do México Oriental, a Costa Oeste e o mar de Bering do Norte, de acordo com a Casa Branca.
"As retiradas não têm data de validade e proíbem todos os arrendamentos futuros de petróleo e gás natural nas áreas retiradas", disse a Casa Branca em uma ficha informativa.
O presidente declarou que essa medida é motivada pelo desejo de proteger comunidades costeiras de danos irreversíveis que podem ser causados pela perfuração offshore. A iniciativa conta com apoio bipartidário de governadores, legisladores e comunidades costeiras "da Califórnia à Flórida", afirmou Biden.