Ucrânia atacou estação de compressão TurkStream russa usando drones, diz Defesa da Rússia
08:05 13.01.2025 (atualizado: 12:51 13.01.2025)
© Sputnik / Vitaly Timkiv / Acessar o banco de imagensUma estação de compressão russa, que faz parte do gasoduto TurkStream
© Sputnik / Vitaly Timkiv
/ Nos siga no
A Ucrânia tentou atacar uma estação de compressão da TurkStream perto de Anapa, na Rússia, no território de Krasnodar, com a ajuda de nove drones para interromper o fornecimento de gás aos países europeus, disse o Ministério da Defesa russo nesta segunda-feira (13).
O TurkStream é um gasoduto de gás natural que corre ao longo do fundo do mar Negro e conecta a Rússia e a Turquia. Nesta segunda-feira, com a ajuda de nove drones ucranianos o gasoduto foi atacado.
"No dia 11 de janeiro de 2025, o regime de Kiev, para interromper o fornecimento de gás aos países europeus, tentou um ataque usando nove veículos aéreos não tripulados à infraestrutura da estação de compressão russa na vila de Gai-Kodzor (território de Krasnodar), que fornece gás pelo gasoduto TurkStream", dizia o comunicado.
Unidades de defesa aérea russas abateram todos os drones, disse o ministério, acrescentando que um drone ucraniano abatido danificou levemente o equipamento de uma estação de compressão no território de Krasnodar, não houve vítimas.
"As consequências dos fragmentos em queda foram prontamente eliminadas pelas equipes de resposta a emergências da Gazprom, e o equipamento foi restaurado [...]. A estação de compressão fornece gás para o gasoduto TurkStream em modo normal. Não houve interrupções", acrescentou a pasta.