- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lukashenko é reeleito presidente de Belarus com mais de 86% dos votos

© Sputnik / Alexei Danichev / Acessar o banco de imagensPresidente de Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko
Presidente de Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2025
Nos siga no
O atual presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, venceu as eleições presidenciais deste domingo (26), com mais de 86% dos votos, informou Igor Karpenko, presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC).

"De acordo com os dados preliminares das comissões regionais e municipais em Minsk, [...] Aleksandr Lukashenko obteve 86,82% dos votos", disse ele em uma coletiva de imprensa.

Ele acrescentou que o primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Belarus, Sergei Sirankov, recebeu 3,21% dos votos; o líder do Partido Liberal Democrático de Belarus, Oleg Gaidukevich, obteve 3,2%; a empresária independente Anna Kanopatskaya, 1,86%; e o presidente do Partido Republicano do Trabalho e Justiça, Aleksandr Khizhnyak, 1,74%.
Mais de 6,9 milhões de eleitores aptos foram às urnas. Este é o sétimo mandato consecutivo de Lukashenko, desde 1994, que governará o país pelos próximos cinco anos.
O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, antes das negociações em Minsk, em 19 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2024
Panorama internacional
Encontro em Minsk: Lukashenko e Putin discutirão a crise na Ucrânia e exercícios de armas nucleares
Na quarta-feira (22), os membros do Parlamento Europeu aprovaram uma resolução que pede o não reconhecimento das eleições presidenciais em Belarus e solicita à União Europeia e seus parceiros internacionais a ampliação das sanções contra autoridades e entidades belorussas.
Aleksandr Lukashenko afirmou neste domingo (26) que a resolução do Parlamento Europeu sobre o não reconhecimento das eleições em Belarus mostra que a UE se curva perante os "irmãos mais velhos" em Washington.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала