- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Honduras convoca reunião urgente da CELAC para analisar tema da migração

© Foto / Secretaria de Relações Exteriores do MéxicoLíderes latino-americanos na VIII Cúpula da CELAC em São Vicente e Granadinas
Líderes latino-americanos na VIII Cúpula da CELAC em São Vicente e Granadinas - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2025
Nos siga no
A presidente de Honduras e Pro Tempore da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC), Xiomara Castro, convocou no domingo uma reunião urgente de presidentes e chefes de Estado no próximo dia 30 de julho analisar o tema da migração.
"Como Presidente Pro Tempore (PPT) da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC), convocação de caráter urgente para uma reunião de presidentes e chefes de Estado próximo jueves 30 de enero às 11:00 am hora de Honduras (17: 00 GMT)", anunciou Castro.
Castro fez o anúncio em sua conta na plataforma de comunicações X e minutos depois, em um comunicado dirigido aos países membros, precisou que os temas a tratar são a migração, o meio ambiente e a unidade latino-americana e caribenha.
"Cabe destacar que o excelente senhor Gustavo Petro Urrego, presidente da República da Colômbia, PPT entrante da CELAC, confirmou sua participação de forma presencial em Tegucigalpa", informa também a declaração oficial.
A convocatória da cúpula da CELAC coincide com as tensões provocadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela sua política de deportações massivas e pelo envio de migrantes para vários países, membros da CELAC.
Donald Trump com sua esposa Melania após a vitória nas eleições presidenciais nos EUA em 5 de novembro, na noite de apuração dos votos no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, na Flórida - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2025
Panorama internacional
EUA impõem sanções e tarifas de 25% à Colômbia por se recusar a aceitar migrantes deportados
Mais cedo, Trump, anunciou a imposição de sanções e tarifas à Colômbia por se recusar a aceitar migrantes deportados.
"Essas medidas são apenas o começo. Não permitiremos que o governo colombiano viole suas obrigações legais com relação à aceitação e retorno dos criminosos que eles forçaram a entrar nos Estados Unidos!", disse.
Em resposta, Petro anunciou que imporá tarifas de 50% ao país norte-americano.
A CELAC foi fundada em 2011 e atualmente integra 33 países, com o compromisso de avançar no processo gradual de integração regional, unidade e equilíbrio cuidadoso com a diversidade política, econômica, social e cultural da América Latina e do Caribe, de acordo com página oficial da comunidade.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала