- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trump ameaça impor tarifas ao Canadá e México para negociações comerciais, diz especialista

© Sputnik / Maksim BlinovPlataforma de petróleo no distrito de Bavlinsky, na república do Tatarstão, Rússia, foto publicada em 21 de maio de 2023
Plataforma de petróleo no distrito de Bavlinsky, na república do Tatarstão, Rússia, foto publicada em 21 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2025
Nos siga no
A ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas sobre o petróleo do Canadá e do México não é uma questão de mercado, mas seu desejo de fortalecer sua posição na negociação sobre o comércio com esses países, acredita especialista em segurança energética Igor Yushkov.
Anteriormente, Trump disse que continua comprometido com a imposição de tarifas de 25% sobre as importações do Canadá e do México.
O presidente dos EUA também acrescentou que seu governo está considerando a imposição de tarifas sobre as importações de petróleo desses países, mas a decisão final a esse respeito ainda não foi tomada.
De acordo com ele, o futuro dos suprimentos de petróleo desses países depende dos preços e dos termos de troca.

"Acho que, quando ele fala sobre o México e o Canadá, está reforçando sua posição de negociação para que, quando entrar diretamente em negociações com a liderança do Canadá ou do México, já esteja ditando seus termos", explica Yushkov.

Petroleiro iraniano em porto na Venezuela - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2025
Panorama internacional
Tarifas ao Canadá farão EUA buscar petróleo de Venezuela e outros 'rivais' deles, diz Ottawa
Segundo ele, Trump poderá barganhar com essas ameaças para atingir a melhor oferta dos países para si.

"Portanto, acho que não se trata mais do mercado de petróleo, mas apenas das guerras comerciais que Trump quer travar."

De acordo com Yushkov, seria perigoso impor tarifas sobre o "ouro negro" canadense e mexicano, pois esses são os maiores fornecedores de óleo pesado para os Estados Unidos, que é usado por muitas refinarias americanas.
Fachada da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro (RJ) - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2025
Notícias do Brasil
Combustíveis: aumento à vista por parte da Petrobras ou estatal segurará os preços?
E não haverá nada para substituir essa matéria-prima, pois as alternativas são as importações da Rússia ou da Venezuela, que estão sob sanções.
Portanto, tal medida poderia levar a um aumento nos preços dos combustíveis nos Estados Unidos, pelo que "os eleitores não lhe vão agradecer", acrescentou Yushkov.
Petrobras e Ecopetrol confirmam a maior descoberta de gás da história da Colômbia com a perfuração do poço Sirius-2. - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2025
Notícias do Brasil
Petrobras atinge meta de produção anual de 2024, com 2,7 milhões de barris por dia
Provavelmente, sugeriu o especialista, Trump está contando com o fato de que os dois países simplesmente não vão ter opções para vender o petróleo em outros mercados, e vão ter que reduzir a produção ou concordar com seus termos.
Em particular, Yushkov esclareceu que o Canadá tem poucos portos petrolíferos para exportar volumes não demandados pelos EUA para o mercado global.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала