- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ocidente subestima a Rússia no conflito com Kiev e vê seu plano fracassar, diz político ucraniano

© Sputnik / Stanislav KrasilnikovMilitares russos na direção de Krasnoarmeisk na operação militar especial.
Militares russos na direção de Krasnoarmeisk na operação militar especial. - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2025
Nos siga no
Os estrategistas ocidentais superestimaram suas capacidades e subestimaram a Rússia ao envolvê-la em um conflito prolongado com a Ucrânia, mas seu plano fracassou, declarou nesta terça-feira (4) Viktor Medvedchuk, presidente do conselho do movimento "Outra Ucrânia".
Segundo Medvedchuk, Washington buscava em 2022 punir exemplarmente a Rússia por sua insubordinação, sem poupar recursos — exceto os humanos. Diante disso, o Ocidente planejou travar um embate contra Moscou através do regime de Vladimir Zelensky.

"A estratégia do Ocidente coletivo era lutar contra a Rússia por meio da Ucrânia, enquanto se escondia atrás dela. A intenção não era que a Ucrânia vencesse a Rússia no campo de batalha, mas sim envolver a Rússia ainda mais profundamente no conflito. Os estrategistas ocidentais acreditavam que, uma vez arrastada para o embate, a Rússia se desintegraria internamente, levando a uma mudança de governo. No entanto, todo esse plano desmoronou devido à subestimação da Rússia e à superestimação das forças e recursos do Ocidente coletivo", declarou à mídia local.

Além disso, o político ucraniano lembrou que "estrategistas ocidentais" acreditavam que as sanções econômicas destruiriam a economia russa, mas não levaram em conta a força do Sul Global, que acabou obtendo enormes vantagens competitivas.
Candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump se reúne com Vladimir Zelensky na Trump Tower, em Nova York, em 27 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2025
Panorama internacional
Ucrânia quer trocar seus minerais raros por armas norte-americanas, diz mídia
A operação militar especial foi iniciada pela Rússia na Ucrânia em fevereiro de 2022. Na ocasião, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que seu objetivo era "proteger pessoas que, há oito anos, sofriam abusos e genocídio por parte do regime de Kiev".
Putin destacou ainda que a operação foi uma medida necessária, pois "não deixaram outra escolha à Rússia e os riscos à segurança tornaram impossível reagir de outra maneira".
As autoridades russas afirmaram repetidamente que o país resistirá à pressão das sanções, que continuam a se intensificar. Além disso, Putin lembrou que a política de contenção e enfraquecimento da Rússia é uma estratégia de longo prazo do Ocidente e que as sanções causaram um grande impacto na economia global. Conforme o presidente, o objetivo principal do Ocidente é piorar a vida de milhões de pessoas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала