- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Netanyahu só deve encerrar de vez conflito em Gaza se líderes do Hamas deixarem o enclave

© AP Photo / Abir SultanO primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, durante entrevista coletiva na base militar de Kirya, em Tel Aviv, em 28 de outubro de 2023, em meio às batalhas contínuas entre Israel e o grupo palestino Hamas
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, durante entrevista coletiva na base militar de Kirya, em Tel Aviv, em 28 de outubro de 2023, em meio às batalhas contínuas entre Israel e o grupo palestino Hamas - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2025
Nos siga no
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que está disposto a encerrar o conflito com o Hamas se a liderança do movimento deixar a região e se exilar em outro lugar, informou nesta quinta-feira (6) o portal de notícias Axios. O líder israelense esteve na Casa Branca nesta semana.
O exílio foi uma das condições do plano de paz para a Faixa de Gaza apresentado por Netanyahu durante as conversas com Trump, segundo fontes ouvidas pela publicação.

"Netanyahu e a liderança israelense articularam um plano que inclui permitir que a alta liderança do Hamas vá para o exílio em um país terceiro", informou o jornal.

O primeiro-ministro também afirmou às autoridades norte-americanas que deseja estender a primeira fase do cessar-fogo para libertar mais reféns.
Já as fontes dos EUA afirmaram que, caso a extensão seja acordada, durante as negociações da segunda fase, Netanyahu pretende oferecer ao Hamas a libertação de prisioneiros palestinos que Israel não está disposto a soltar na primeira fase, incluindo um prisioneiro "de alto escalão".
Palestinos inspecionam as ruínas de um prédio residencial após um ataque aéreo israelense em Rafah. Faixa de Gaza, 29 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2025
Panorama internacional
Etapa atual da estratégia de aniquilar Gaza é 'assassinar testemunhas do genocídio', diz analista
Além disso, autoridades de Washington disseram que, em troca, Netanyahu exigiria que a liderança do Hamas libertasse todos os reféns restantes e fosse para o exílio.
Ao mesmo tempo, altos funcionários israelenses contaram ao portal que o Hamas já concordou em abrir mão do controle civil de Gaza e transferir o poder para outras mãos.
Um cessar-fogo está em vigor no enclave desde 19 de janeiro, após acordo entre Israel e Hamas para a libertação de reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos. As negociações foram mediadas por Catar, Egito e EUA, que montaram um centro de coordenação no Cairo.
Na última terça (4), o Hamas anunciou o início das negociações sobre a segunda fase do cessar-fogo em Gaza.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала