- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sonho norte-americano: Trump espera que Exército dos EUA seja 'muito mais forte' que o da China

© Foto / Departamento de Defesa dos EUA / ReproduçãoSoldado norte-americano em cima de um tanque M2 Bradley, em 2020, na Síria
Soldado norte-americano em cima de um tanque M2 Bradley, em 2020, na Síria - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2025
Nos siga no
O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou nesta sexta-feira (7) o desejo de ter as Forças Armadas mais poderosas do mundo. Na declaração, o republicano enfatizou que o Exército deve ser "muito mais forte" que o da China, país que tem investido desde o ano passado na construção do maior complexo militar do mundo.
"Esperamos grandes coisas, mas quero o Exército mais forte do mundo, de longe, muito mais forte que o da China, muito mais forte que qualquer outro", disse Trump durante uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba.
Nesse contexto, o presidente norte-americano informou que encarregou o bilionário Elon Musk, responsável pelo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), de revisar os gastos do Pentágono.
"Ordenei que ele revisasse [o Departamento de] Educação, que revisasse o Pentágono, que é responsável pelas Forças Armadas, e infelizmente ele encontrará algumas coisas bastante ruins, mas não acho que, proporcionalmente, verá algo como o que acabamos de ver [na Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, USAID na sigla em inglês]", afirmou Trump.
Bandeira da China em Xangai, distrito financeiro - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2025
Panorama internacional
China impõe medidas retaliatórias sobre petróleo, carvão e GNL dos EUA após tarifas de Trump

Complexo militar chinês 10 vezes maior que Pentágono

No fim de janeiro, uma publicação do Financial Times revelou que os militares chineses estão construindo desde 2024, a sudoeste de Pequim, um complexo que será o maior centro de comando militar do mundo, com área dez vezes superior à do Pentágono.

"Imagens de satélite […] mostram um local de construção de cerca de 1.500 acres [mais de 6 quilômetros quadrados], 30 quilômetros a sudoeste de Pequim, com poços profundos, onde, segundo especialistas, serão colocados grandes bunkers reforçados para proteger os líderes militares chineses durante qualquer conflito, incluindo uma potencial guerra nuclear", detalha o jornal.

De acordo com os militares dos EUA, a comunidade de inteligência está monitorando de perto a instalação, que se tornará "o maior centro de comando militar do mundo, dez vezes maior que o Pentágono".
Com base em uma avaliação das imagens de satélite obtidas pelo jornal, relata-se que a construção principal começou em meados de 2024. Alega-se ainda que não havia presença militar visível no local, mas foram colocados sinais de aviso proibindo voos de drones ou fotografias.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала