- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mais de 194 mil migrantes chegaram ao Brasil em 2024; maioria é venezuelano

© AP Photo / Ivan ValenciaPessoas param perto do primeiro caminhão com ajuda humanitária do governo brasileiro que chegou a Pacaraima, estado de Roraima, Brasil, na fronteira com a Venezuela (foto de arquivo)
Pessoas param perto do primeiro caminhão com ajuda humanitária do governo brasileiro que chegou a Pacaraima, estado de Roraima, Brasil, na fronteira com a Venezuela (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2025
Nos siga no
Dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública neste sábado (8) mostraram que 194.331 migrantes chegaram ao Brasil no ano passado. Levantamento mostrou ainda que quase cinco milhões de brasileiros vivem no exterior.
Conforme o ministério, os venezuelanos lideram a lista de migrantes recebidos no país: ao todo, foram 94.726 pessoas recebidas pela Operação Acolhida. Só em dezembro, mais de 5,8 mil pessoas chegaram da Venezuela, principalmente através de Pacaraima, em Roraima.
No fim do último mês, o bloqueio de repasse de verbas dos Estados Unidos por 90 dias chegou a paralisar por um dia as ações realizadas na região pela Organização Internacional para Migrações (OIM). A situação levou a governo federal a assumir o financiamento momentâneo da operação.
"As autoridades brasileiras estão mobilizadas e seguem em tratativas para reduzir os impactos da ausência das equipes da OIM na operação logística e na gestão de abrigos. Entre as ações emergenciais estão a realocação de servidores das áreas de saúde, assistência social, da Polícia Federal e Defesa para manterem, em caráter emergencial, as atividades essenciais", declarou a pasta à Agência Brasil.
Migrantes nos Estados Unidos durante culto na igreja da Paróquia Santa Rita de Cássia, após o governo anunciar que pessoas ilegais seriam detidas inclusive em templos religiosos. Chicago, 19 de janeiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2025
Notícias do Brasil
Brasil e EUA anunciam grupo de trabalho para 'aprimorar operacionalização de voos' com deportados

Mais de 68 mil pedidos de refúgio no Brasil em 2024

Medida que garante os mesmos direitos sociais dos brasileiros, o governo recebeu em 2024 mais de 68 mil pedidos de reconhecimento da condição de refugiado. "A Venezuela segue como principal nacionalidade entre refugiados reconhecidos (12.726), seguida por Afeganistão (283) e Colômbia (121)", apontou o boletim.
Desse total, 13.632 já foram reconhecidos, enquanto 28.890 arquivados e 24.887 extintos.
Além disso, mais de 4,9 milhões de brasileiros viviam no exterior até 2023. "As principais regiões de destino são a América do Norte (2,26 milhões) e a Europa (1,67 milhão). Os Estados Unidos seguem como o país com o maior número de brasileiros residentes (2,08 milhões), seguido por Portugal (513 mil)", acrescentou o governo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала