- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Terras palestinas não estão à venda para Trump', diz presidente do parlamento da Turquia

© AP Photo / Hatem AliPalestinos desabrigados por conta dos bombardeios israelenses improvisam tendas em campo aberto em Rafah. Faixa de Gaza, 27 de fevereiro de 2024
Palestinos desabrigados por conta dos bombardeios israelenses improvisam tendas em campo aberto em Rafah. Faixa de Gaza, 27 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2025
Nos siga no
As terras palestinas não são um "cupom de venda" para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e suas empresas, mas sim propriedade do povo palestino, declarou o presidente do parlamento turco, Numan Kurtulmus, neste sábado (8).
A declaração ocorre em resposta às recentes falas de Trump, que afirmou que os EUA "assumiriam o controle" da Faixa de Gaza, liderariam os esforços de reconstrução e a transformariam a região em uma "Riviera do Oriente Médio".
O republicano também sugeriu que os moradores de Gaza deveriam se reassentar permanentemente em outros países, como Jordânia ou Egito, e mencionou a possibilidade de enviar tropas norte-americanas ao território.

"Se nos entregarem esse lugar, faremos dele um grande resort, dizem eles. Quero deixar algo muito claro: as terras dos muçulmanos e cristãos palestinos não estão à venda para Trump e suas empresas. Elas pertencem ao povo palestino, são sua pátria", afirmou Kurtulmus.

O político turco acrescentou que "nenhum outro poder pode decidir sobre essa terra além da própria nação palestina" e que "não há soberania que não seja a nacional".
Mais cedo, o Hamas afirmou não permitirá que as forças norte-americanas entrem em Gaza, disse o porta-voz do movimento, Sami Abu Zuhri, ao jornal Hurriyet, pró-governo da Turquia.
esta semana, Trump disse que os EUA "assumiriam o controle" da Faixa de Gaza e seriam responsáveis por reconstruir a região e transformá-la em uma "Riviera do Oriente Médio" para o mundo.
"Esperamos que essas palavras não sejam sérias. Temos lutado contra a ocupação israelense por muitos anos e, naturalmente, não permitiremos outra ocupação. Consideramos as declarações de Trump injustas e insultantes para nosso povo e não permitiremos que as forças de Trump entrem em Gaza sob nenhuma circunstância", afirmou Abu Zuhri.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала