- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

EUA planejam incentivar Europa a comprar mais armas norte-americanas para Ucrânia, diz mídia

© AP Photo / Michal DyjukLançadores de mísseis Patriot adquiridos dos EUA são posicionados em Varsóvia, Polônia, 6 de fevereiro de 2023.
Lançadores de mísseis Patriot adquiridos dos EUA são posicionados em Varsóvia, Polônia, 6 de fevereiro de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2025
Nos siga no
A administração Trump planeja incentivar os seus aliados europeus a comprarem mais armas produzidas nos EUA para as enviar à Ucrânia antes de possíveis negociações de paz com a Rússia, relata a agência de notícias Reuters, citando fontes.
Segundo a publicação, se o plano for realizado, isso vai dar aos ucranianos alguma confiança visto que agora o Exército ucraniano está perdendo territórios em meio à ofensiva russa.

"O plano, se formalizado, dará alguma garantia aos líderes ucranianos, que temem que o presidente Donald Trump possa bloquear a próxima ajuda para o país, cujos militares vêm lentamente perdendo território sob os ferozes ataques russos no leste", elabora a Reuters.

De acordo com a agência, esse passo poderia melhorar a posição da Ucrânia durante as conversas de paz.
Vladimir Zelensky discursa em uma entrevista coletiva durante uma cúpula da UE em Bruxelas. Bélgica, 19 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2025
Operação militar especial russa
Mídia: Zelensky não terá grande importância nas negociações de paz na Ucrânia entre Putin e Trump
Conforme a fonte, as autoridades norte-americanas, inclusive o enviado especial de Donald Trump à Ucrânia, Keith Kellogg, planejam discutir as possíveis compras de armas estadunidenses pelos parceiros europeus na Conferência de Segurança de Munique.

"Isto é uma de várias ideias que a administração [de Trump] está discutindo para potencialmente continuar o fornecimento de armas dos EUA a Kiev sem gastar capital significativo dos EUA", elabora a agência, citando sua fonte.

Entretanto, o mesmo Kellogg na sua entrevista à agência disse que o fornecimento de armas aprovado pela administração Biden ainda está sendo implementado.

''Os EUA sempre gostam de vender armas produzidas na América, porque isso fortalece nossa economia. [...] Tudo está em jogo neste momento", enfatizou ele.

Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, destacou que qualquer carregamento de armas destinadas à Ucrânia se tornará alvo legítimo para a Rússia. Segundo Lavrov, os EUA e a OTAN participam diretamente do conflito, não apenas com o envio de armas, mas também com o treinamento de tropas no Reino Unido, na Alemanha, na Itália e em outros países.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала