Rostec revela sistemas russos Kornet que podem fazer defesa antitanque circular com ajuda de console
10:34 20.02.2025 (atualizado: 11:54 20.02.2025)
© Sputnik / Agência Fotohost Veículo blindado Tigr com sistema antitanque Kornet (foto de arquivo)

© Sputnik / Agência Fotohost
Nos siga no
Vários sistemas de mísseis antitanque russos Kornet, controlados por um operador por meio de controles remotos, são capazes de organizar uma defesa antitanque circular, disse à Sputnik um representante do consórcio Vysokotochnye Kompleksy (Sistemas de Alta Precisão), que faz parte da corporação estatal russa Rostec.
Relata-se que o raio de ação da arma atinge os 150-5000 metros, com a possibilidade de controlar ao mesmo tempo até três lançadores.
''Os lançadores podem ser usados para organizar a defesa antitanque. Três lançadores ficam camuflados, o operador fica completamente fora de alcance no abrigo. Com a ajuda de vários consoles, é possível organizar uma defesa circular'', disse ele à margem da exposição internacional de defesa IDEX 2025.
Ele também especificou que vários lançadores de mísseis antitanque Kornet podem ser conectados a um console.
🇷🇺💪 Veja novo lançador de foguetes russo apresentado em exposição nos EAU
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 20, 2025
Durante a exposição IDEX 2025 de Abu Dhabi, a Rússia apresentou seu novo lançador de foguetes 9P163M que pode ser controlado remotamente através do sistema de mísseis 9P631 Kornet.
O raio de ação da arma… pic.twitter.com/WaJs9f9yMm
O console vê e identifica tanques e outros veículos blindados, inclusive os veículos de combate de infantaria. Isso é possível graças às tecnologias de inteligência artificial (IA). A IA informa ao operador quais alvos estão na linha de visão.
A Rostec sublinhou que o complexo mira e captura objetos de forma independente. Nesse caso, o operador só precisa ativar o modo de combate e, em seguida, pressionar o botão "Iniciar". O controle remoto acompanhará automaticamente o alvo.
© SputnikO sistema de mísseis antitanque russo Kornet

O sistema de mísseis antitanque russo Kornet
© Sputnik
Anteriormente, a revista norte-americana Military Watch Magazine referiu os relatos em torno do Kornet como confirmando seu poderio, depois que ele já atingiu com sucesso tanques como Abrams, Leopard 2 e Challenger 2.