- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Aliados de Tarcísio temem que postura de Bolsonaro 'sufoque' qualquer projeto da direita, diz mídia

© Paulo Pinto/Agência BrasilGovernador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante coletiva de imprensa em escola estadual alvo de ataque. São Paulo, 23 de novembro de 2023
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante coletiva de imprensa em escola estadual alvo de ataque. São Paulo, 23 de novembro de 2023  - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2025
Nos siga no
O nível de preocupação no entorno do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), sobre possível candidatura presidencial do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) aumentou após seu indiciamento pela PGR. A direita brasileira teme ficar encurralada aguardando pela decisão de seu líder mais expressivo.
De acordo com a CNN, enquanto o ex-presidente Bolsonaro "não largar o osso" para oportunizar uma possível candidatura de Tarcísio à presidência em 2026, a direita seguirá preocupada e divida entre agradar ao ex-presidente ou atropelar seu projeto até então bem-sucedido para apoiar um novo expoente.
Segundo a mídia, fontes próximas a Tarcísio expressaram temor de que a insistência de Bolsonaro de se manter a figura central da direita brasileira possa "enforcar qualquer projeto presidencial" do atual governador paulista, prejudicando o campo político nas próximas eleições.
Figuras como Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), já aparecem nas pesquisas espontâneas, indicando uma ampliação do leque de opções para o eleitorado conservador, mas se Bolsonaro continuar concentrando seu capital político ao redor de uma difícil candidatura, essas forças podem acabar desarticuladas.
Mesmo que alguns desses nomes ainda não seja expressivo o suficiente em termos percentuais para rivalizar uma liderança do campo da direita conservadora no Brasil como Bolsonaro, que já teve a máquina pública nas mãos, a existência dessas figuras em pesquisas espontâneas revela que alguns nomes que já estão no imaginário dos eleitores e podem ser testados em futuras sondagens apontando tendências, caso o ex-presidente tenha de passar o bastão.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante conversa com jornalista na sede da Polícia Federal (PF). Brasília (DF), 18 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2025
Notícias do Brasil
Em 1ª declaração após denúncia da PGR, Bolsonaro ironiza possível prisão: 'Caguei para isso'
Mesmo a mais de dois anos do pleito, a sucessão presidencial de 2026 já é um movimento intenso entre as forças políticas. Após a derrota de 2022 — com a ruptura de uma tendência de reeleição de todos os que já haviam ocupado o Palácio do Planalto — a complexidade da disputa busca reorganizar o campo da direita e abre margem para o questionamento: até quando esses atores vão esperar por Bolsonaro?
Após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por crimes que ultrapassam 30 anos de prisão, como de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio, além de liderança de organização criminosa armada e deterioração de patrimônio público, o ex-presidente garantiu que não há nenhuma prova concreta contra ele.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала