- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Insistência de Bolsonaro em se manter na disputa em 2026 incomoda direita e centrão, diz mídia

© Foto / Valter Campanato / Agência BrasilJair Bolsonaro fala com jornalistas, na sede da Polícia Federal, em Brasília (DF). Brasil, 18 de outubro de 2023
Jair Bolsonaro fala com jornalistas, na sede da Polícia Federal, em Brasília (DF). Brasil, 18 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2025
Nos siga no
Lideranças partidárias consideram Jair Bolsonaro inviável para disputar o pleito presidencial e buscam uma alternativa ao ex-presidente, que acusa de traição aqueles que defendem a proposta.
A insistência de Jair Bolsonaro em ser o nome da direita na disputa das eleições de 2026, apesar de estar inelegível, vem desagradando lideranças da vertente política e do centrão, que consideram mais viável a busca por uma alternativa.
Segundo interlocutores ouvidos pela Folha de S.Paulo, paira entre as lideranças o temor de que a demora de Bolsonaro em reconhecer a inviabilidade da candidatura possa resultar na derrota no pleito. O temor é agravado pela denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Bolsonaro, que pode resultar na prisão do ex-presidente.
Jair Bolsonaro fala com jornalistas na sede da Polícia Federal. Brasília (DF), 18 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2025
Notícias do Brasil
Mesmo inelegível até 2030, Bolsonaro promete retirar Brasil do BRICS e da OMS caso volte ao poder
Alguns comparam o caso ao ocorrido nas eleições de 2018, quando o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva insistiu em manter sua candidatura, cedendo apenas após ser barrado de concorrer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na ocasião, Lula cedeu o lugar a Fernando Haddad, já muito próximo da data da votação, o que levou à derrota do PT no pleito.
Para os interlocutores, o ideal seria reunir o apoio em torno de um nome, e entre os cotados estão: Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Jr (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Romeu Zema (Novo-MG).
Entretanto, Bolsonaro rechaça essa possibilidade e acusa de traição aliados que defendem a medida. Em seu entorno familiar, a ideia é não admitir outra candidatura e atacar nas redes sociais qualquer um que sugira outros nomes. Eles apostam na pressão das ruas e no apoio de aliados da direita internacional, sobretudo o presidente dos EUA, Donald Trump.
Bolsonaro também chegou a sugerir, em entrevista recente, a candidatura de sua esposa, Michelle Bolsonaro, como opção. Em troca, ele seria nomeado ministro da Casa Civil. Porém, nenhum aliado de seu entorno considerou a sugestão viável, descartando essa possibilidade.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала