https://noticiabrasil.net.br/20250301/cena-grotesca-diz-lula-sobre-bate-boca-entre-trump-e-zelensky-38711016.html
'Cena grotesca', diz Lula sobre bate-boca entre Trump e Zelensky
'Cena grotesca', diz Lula sobre bate-boca entre Trump e Zelensky
Sputnik Brasil
Em coletiva em Montevidéu, Lula comentou a discussão entre os líderes em encontro na Casa Branca e disse que Zelensky foi "humilhado" por Trump. 01.03.2025, Sputnik Brasil
2025-03-01T15:58-0300
2025-03-01T15:58-0300
2025-03-01T16:11-0300
notícias do brasil
brasil
vladimir zelensky
donald trump
maria zakharova
estados unidos
casa branca
ucrânia
kiev
sputnik brasil
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e9/03/01/38711540_0:222:3072:1950_1920x0_80_0_0_f3433cd981d0ac8f8b32ca5054d4e5e8.jpg
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como "cena grotesca" o bate-boca protagonizado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e o ucraniano Vladimir Zelensky, no encontro entre os líderes no Salão Oval da Casa Branca na sexta-feira (28)."Acho que o Zelensky foi humilhado, acho que, na cabeça do Trump, o Zelensky merecia isso, acho que a União Europeia foi prejudicada com o discurso do Zelensky e eu disse ao presidente da Alemanha que é bem possível que a Europa fique responsável pela reconstrução da Ucrânia, fique responsável pela manutenção da OTAN", acrescentou.Lula afirmou ainda que são necessárias conversas com ambos os lados para alcançar a resolução do conflito, e criticou a União Europeia por não incluir a Rússia nas negociações ao longo do conflito.As declarações de Lula foi dada neste sábado (1º), em entrevista à margem da posse do novo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.Na sexta-feira, durante visita de Zelensky à Casa Branca, Trump impôs pressão sobre o ucraniano, afirmando que, se não houver um acordo de paz para o conflito ucraniano, vai "lavar as mãos" e a Ucrânia sairá perdendo.Zelensky tentou retrucar, mas Trump prosseguiu, afirmando que "o ucraniano está apostando com a vida de milhões de pessoas"."Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muitos disseram que deveria", afirmou Trump a Zelensky.Logo após a transmissão do encontro, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, classificou o episódio entre os líderes como um "fracasso diplomático de Kiev" e enfatizou que o ucraniano segue obcecado em continuar com a guerra.
https://noticiabrasil.net.br/20250228/zelensky-perde-em-todos-os-cenarios-possiveis-e-prejudica-ucrania-apos-bate-boca-com-trump-video-38703149.html
brasil
estados unidos
ucrânia
kiev
uruguai
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2025
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e9/03/01/38711540_63:0:2794:2048_1920x0_80_0_0_c44bd11992472295e60bb5c534c44956.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
brasil, vladimir zelensky, donald trump, maria zakharova, estados unidos, casa branca, ucrânia, kiev, sputnik brasil, luiz inácio lula da silva, uruguai, américas
brasil, vladimir zelensky, donald trump, maria zakharova, estados unidos, casa branca, ucrânia, kiev, sputnik brasil, luiz inácio lula da silva, uruguai, américas
'Cena grotesca', diz Lula sobre bate-boca entre Trump e Zelensky
15:58 01.03.2025 (atualizado: 16:11 01.03.2025) Em coletiva em Montevidéu, Lula comentou a discussão entre os líderes em encontro na Casa Branca e disse que Zelensky foi "humilhado" por Trump.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como
"cena grotesca" o bate-boca protagonizado pelo presidente dos EUA,
Donald Trump, e o ucraniano Vladimir Zelensky, no
encontro entre os líderes no Salão Oval da Casa Branca na sexta-feira (28).
"Eu acho que a diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como a que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca", afirmou Lula.
"Acho que o Zelensky foi humilhado, acho que, na cabeça do Trump, o Zelensky merecia isso, acho que a União Europeia foi prejudicada com o discurso do Zelensky e eu disse ao presidente da Alemanha que é bem possível que a Europa fique responsável pela reconstrução da Ucrânia, fique responsável pela manutenção da OTAN", acrescentou.
Lula afirmou ainda que são necessárias conversas com ambos os lados para alcançar a resolução do conflito, e criticou a União Europeia por não incluir a Rússia nas negociações ao longo do conflito.
"Por muito tempo, a União Europeia argumentou que deveria falar apenas com Zelensky e não com [Vladimir] Putin. Agora que Trump falou com Putin, a União Europeia quer que Zelensky participe. Acredito que não há paz se não houver participação dos dois presidentes que estão em conflito", frisou o presidente brasileiro.
As declarações de Lula foi dada neste sábado (1º), em entrevista à margem da posse do novo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.
Na sexta-feira, durante visita de Zelensky à Casa Branca,
Trump impôs pressão sobre o ucraniano, afirmando que, se não houver um acordo de paz para o conflito ucraniano, vai
"lavar as mãos" e a Ucrânia sairá perdendo.
"O problema é que te dei poder para ser um cara durão, [mas] não acho que seria um cara durão sem os Estados Unidos. E seu povo é muito corajoso, mas ou você faz um acordo ou estamos fora, e, se estivermos fora, você vai lutar. Não acho que vai ser bonito, mas você vai lutar", disse o norte-americano.
Zelensky tentou retrucar, mas Trump prosseguiu, afirmando que "o ucraniano está apostando com a vida de milhões de pessoas".
"Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muitos disseram que deveria", afirmou Trump a Zelensky.
Logo após a transmissão do encontro, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, classificou o episódio entre os líderes como um "fracasso diplomático de Kiev" e enfatizou que o ucraniano segue obcecado em continuar com a guerra.
"Nas atuais condições políticas, que estão cada vez piorando para o regime de Kiev, essa figura [Zelensky] é incapaz de mostrar senso de responsabilidade e, portanto, está obcecada em continuar a guerra, rejeitando a paz, que é como a morte para ele. A repreensão sóbria dada pelo presidente americano a Zelensky na Casa Branca não tem precedentes na história da política e diplomacia internacionais", afirmou Zakharova.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).