Arqueólogos encontram evidências de 'sacrifício' pré-colombiano no Equador (IMAGENS)
© Foto / Instituto Chinês de ArqueologiaArqueólogos chineses encontraram o primeiro esqueleto completo de um panda gigante na tumba de um imperador da dinastia Han, datada de mais de dois mil anos

© Foto / Instituto Chinês de Arqueologia
Nos siga no
Um sepultamento encontrado em Buen Suceso, Equador, contém os restos mortais de uma jovem mulher grávida, enterrada entre 771 e 953 d.C. durante o período Manteño, uma cultura pré-colombiana conhecida por sua agricultura e arquitetura.
Um estudo recente publicado na Latin American Antiquity, conduzido pela Dra. Sara Juengst e seus colegas, lançou luz sobre um sepultamento Manteño único (650–1532 d.C.), possivelmente ligado a um sacrifício humano.
Em 2022, o sítio Buen Suceso foi mapeado digitalmente e escavado, e muito embora seja um local de achados principalmente do Período Valdivia (3750–1475 a.C.), alguns sepultamentos, incluindo o objeto do estudo da Dra. Juengst e seus colegas, foram determinados como sendo do período Manteño posterior.
CC BY-SA 4.0 / Latin American Antiquity/Sara L. Juengst et al/Kathryn Killacky / Desenho feito a partir do Enterro 10 no local durante a escavação por Kathryn Killacky e esquema mostrando elementos ausentes (cinza escuro), elementos perturbados (cinza claro) e a localização de conchas de espondilo (forma de crescente) e pingentes (quadrados)

Desenho feito a partir do Enterro 10 no local durante a escavação por Kathryn Killacky e esquema mostrando elementos ausentes (cinza escuro), elementos perturbados (cinza claro) e a localização de conchas de espondilo (forma de crescente) e pingentes (quadrados)
CC BY-SA 4.0 / Latin American Antiquity/Sara L. Juengst et al/Kathryn Killacky /
Segundo a pesquisa, o túmulo — nomeado Enterro 10 — continha os restos mortais de uma mulher de 17 a 20 anos, um fragmento craniano de um indivíduo entre 25 e 35 anos e os restos mortais de um feto. Análises revelaram várias patologias na mulher, como cribra orbitalia, hiperostose porótica, hipoplasia linear do esmalte e infecções ósseas.
Além das patologias — muitas delas relacionadas à saúde óssea, a mulher foi encontrada com marcas de cortes, fraturas, uma perna esquerda faltando e mãos não encontradas. Artefatos das culturas Manteño e Valdivia foram recuperados, incluindo conchas, pedra de argila verde, cerâmica, conchas e contas de ostras espinhosas, lâminas de obsidiana e uma oferenda queimada.
Pesquisadores sugeriram que a mulher foi morta com um golpe na cabeça, embora não seja possível afirmar se foi intencional ou acidental. Sua gravidez estava nos estágios finais, e ela foi enterrada com vários objetos contendo uma mistura de artefatos dos períodos Manteño e Valdivia.
CC BY-SA 4.0 / Latin American Antiquity/Sara L. Juengst et al / Bens funerários associados ao "Enterro 10", incluindo conchas (C, G, H, R, S, T), pingentes de espondilo (Q, CC), pedra verde (A, B, E), obsidiana (F, O, P), chaquira ou missangas (I, J, N, U, V, W, X, Y, Z), outras contas (K, M, AA, BB), fragmentos de concha e espondilo (L, DD, EE, FF, GG), fragmentos de cerâmica (HH, II, JJ) e a garra de caranguejo (D)

Bens funerários associados ao "Enterro 10", incluindo conchas (C, G, H, R, S, T), pingentes de espondilo (Q, CC), pedra verde (A, B, E), obsidiana (F, O, P), chaquira ou missangas (I, J, N, U, V, W, X, Y, Z), outras contas (K, M, AA, BB), fragmentos de concha e espondilo (L, DD, EE, FF, GG), fragmentos de cerâmica (HH, II, JJ) e a garra de caranguejo (D)
CC BY-SA 4.0 / Latin American Antiquity/Sara L. Juengst et al /
O sepultamento é único no tipo de artefatos enterrados, como chaquiras (missangas) e artefatos de obsidiana. Pesquisadores sugerem que a mulher pode ter sido vítima de um sacrifício, ou ter feito parte de um enterro ritual, uma vez que sacrifícios humanos para apaziguar deuses ou pedir favores a poderes sobrenaturais já foram registrados nas culturas pré-colombianas.
A inclusão de pedra de argila verde sugere que o ritual de sacrifício pode ter estado ligado à fertilidade, semelhante à prática de incluir pedras verdes em enterros de Valdivia. O enterro de uma mulher grávida pode apoiar essa interpretação, embora rituais específicos sobre gravidez não sejam documentados.