- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Houthis dizem que retomarão ataques a navios israelenses devido à recusa em entregar ajuda a Gaza

© AP Photo / Houthi Media CenterHelicóptero das forças houthis se aproximam do navio de carga Galaxy Leader, em 19 de novembro de 2023
Helicóptero das forças houthis se aproximam do navio de carga Galaxy Leader, em 19 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2025
Nos siga no
O movimento iemenita Ansar Allah, também conhecido como houthis, pode retomar os ataques a navios ligados a Israel nos mares Vermelho e Arábico e no estreito de Bab el-Mandeb, depois que Israel se recusou a reiniciar as entregas de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, disse o porta-voz militar houthi, Yahya Saree.

"Confirmamos a renovação da proibição de todos os navios israelenses cruzarem o mar Vermelho, o mar Arábico, o estreito de Bab el-Mandeb e o golfo de Áden. A proibição entra em vigor a partir do momento em que foi anunciada", disse Saree nesta terça-feira (11).

Qualquer embarcação israelense que tentar navegar pelas áreas designadas será atacada, acrescentou.
"Os ataques continuarão até que as passagens de fronteira para a Faixa de Gaza sejam abertas e o fluxo de ajuda humanitária, alimentos básicos e medicamentos seja retomado", disse Saree.
Um navio de carga não identificado navega em direção ao estreito de Ormuz ao largo da costa de Khasab, Omã (foto tirada em 15 de janeiro de 2012). O Irã informou que seu navio Saviz ficou danificado após sofrer uma explosão no mar Vermelho - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2025
Panorama internacional
Mídia: proposta de Trump para Gaza põe em risco futuro do transporte marítimo pelo mar Vermelho

Investidas no mar Vermelho

Em novembro de 2023, os houthis, que contam com o apoio do Irã, iniciaram uma campanha de ataques a navios mercantes relacionados a Israel para impedir que transitem pelos mares Arábico e Vermelho até a Faixa de Gaza receber os alimentos e medicamentos de que necessita.
Diante do perigo de ataques em uma área-chave para o comércio mundial, particularmente de petróleo, várias companhias de navegação optaram por enviar seus navios ao redor da África, o que aumenta a duração e encarece o transporte.
Em meados de janeiro passado, os houthis pausaram os ataques contra Israel e navios de carga no mar Vermelho após a assinatura do acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
Desde meados de dezembro passado, os EUA e seus aliados têm conduzido uma operação nessa região, que inclui bombardeios em território iemenita para dissuadir os houthis de atacar navios mercantes e garantir a liberdade de navegação.
Altos responsáveis do Ansar Allah afirmaram em mais de uma ocasião que continuarão a realizar operações militares até que Israel cesse a agressão contra a Faixa de Gaza.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала