Descoberta arqueológica revela monumento da Idade do Bronze no Reino Unido (FOTOS)
© Foto / Thomas Koiki/Escritório Estadual para Preservação de Monumentos e Arqueologia de Saxônia-AnhaltVista aérea da igreja construída por Otão, o Grande em Saxônia-Anhalt, Alemanha

Nos siga no
Os arqueólogos revelaram que o menir de Farley Moor, que antes se pensava ser uma grande pedra isolada, na verdade faz parte de um importante local cerimonial da Idade do Bronze em Farley Wood, Derbyshire, datando de aproximadamente 3.700 anos, relata o portal Arkeonews.
O portal destaca que, com impressionantes dois metros de altura e meio metro de largura, o menir de Farley Moor é o terceiro maior de seu tipo em Gritstone Moors.
© Foto / Forestry England/ Time TeamA pedra situada acima de uma fonte natural

A pedra situada acima de uma fonte natural
© Foto / Forestry England/ Time Team
Observa-se que as escavações forneceram evidências convincentes de que havia uma plataforma cerimonial localizada ao lado do menir, estrategicamente posicionada acima de uma fonte natural.
"Esse posicionamento sugere que o local tinha uma importância ritual significativa para as comunidades que habitavam a área durante o início da Idade do Bronze", ressalta a publicação.
Nota-se que o círculo de pedras, medindo 25 por 23 metros, tinha originalmente seis pedras de pé. A datação por carbono situa sua construção por volta de 1.700 a.C., alinhando-o com monumentos cerimoniais comuns no 2º e 3º milênios a.C.
O círculo de Farley Moor, continua o artigo, contribui para a herança pré-histórica do Peak District, que abriga 25 círculos de pedras. Arbor Low se destaca com seu relevo plano e pedras cerimoniais, enquanto o Nine Ladies (Nove Senhoras) em Stanton Moor é famoso por sua beleza e fascínio histórico, atraindo visitantes e estudiosos.
© Foto / Forestry England/ Time TeamCírculo de pedras de 3.700 anos descoberto na floresta de Derbyshire

Círculo de pedras de 3.700 anos descoberto na floresta de Derbyshire
© Foto / Forestry England/ Time Team
"A escala de atividade provavelmente presente na paisagem ressalta o amplo impacto da vida ritual da Idade do Bronze, que vai muito além de locais conhecidos como Stonehenge", sublinhou Derek Pitman, o professor associado de arqueologia e antropologia na Universidade de Bournemouth.
Assim, finaliza o portal, o Peak District é rico em monumentos antigos, como túmulos, henges e arte rupestre, indicando uma ocupação humana pré-histórica vibrante. Essas estruturas sugerem que a área era um centro de rituais e reuniões comunitárias, refletindo a vida social e espiritual de seus primeiros habitantes.