- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Europa pode entrar em default se tentar atender às novas demandas draconianas da OTAN, diz analista

© AP Photo / Fabian BimmerTanques Leopard 2 em uma linha de produção
Tanques Leopard 2 em uma linha de produção - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2025
Nos siga no
A OTAN está planejando pedir a seus países-membros europeus e canadenses que aumentem seus estoques de armamento e equipamento em cerca de 30% nos próximos anos, disseram fontes à Bloomberg. A Sputnik perguntou a dois observadores o que isso significaria para uma região que já sofre com problemas econômicos e declínio industrial.
Os principais países da aliança, como Alemanha e França, se aceitassem o pedido da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de um aumento de 30% nos gastos com armas e equipamentos, acumulariam uma carga fiscal insustentável, seriam forçados a se endividar e teriam que cortar os programas sociais, disse Rainer Rothfuss, deputado da AfD, à Sputnik.
"Podemos tomar o exemplo da Alemanha, onde tivemos uma espécie de golpe de Estado de política financeira esta semana", depois que o Bundestag (Parlamento) votou pela mudança da Lei Básica para suspender as restrições de dívida e aumentar os gastos de defesa, disse Rothfuss, que também é analista geopolítico e consultor.

"As restrições orçamentárias que estavam até mesmo inscritas em nossa Constituição precisaram ser alteradas para obter a flexibilidade financeira a fim de investir tanto em defesa. Isso nos mostra que não é uma questão de gastos prioritários, [mas] uma questão de, eu diria, falência, caso esse tipo de política seja seguido nos próximos anos, não apenas pela Alemanha, mas também por outros países", alertou o político.

"A França, por exemplo, [tem] uma situação orçamentária ainda mais contida, lutando economicamente para manter empregos na indústria," e como a Itália, deveria estar investindo na competitividade de suas indústrias, não jogando dinheiro fora em defesa em um momento em que a crise de segurança na Europa está potencialmente mais perto de um acordo de paz do que nunca, acredita Rothfuss.
Donald Trump após discursar na Conservative Political Action Conference, CPAC, no Gaylord National Resort & Convention Center, em Oxon Hill, Maryland. EUA, 22 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2025
Panorama internacional
Trump tem opões menos complexas do que saída da OTAN para minar aliança, diz mídia
Quanto à Alemanha, se seu declínio industrial piorar, ela não será capaz de financiar a União Europeia (UE) na faixa de 25% dos gastos do bloco, o que teria sérios efeitos colaterais para outros membros, alertou o parlamentar.
O diretor da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais, sediada em Paris, Jacques Sapir, diz que um aumento de 30% pode não parecer muito, e ser até mesmo administrável por alguns países, como a França, dado o declínio em larga escala nos estoques da OTAN de 40-60% após o fim da Guerra Fria.
Mas outros, como a Itália, Bélgica, Alemanha e Países Baixos, podem precisar de um aumento de 30% a 50% nos gastos, dado o declínio na produção de defesa nas últimas três décadas, disse ele, acrescentando que isso pode levar de três a cinco anos para ser realizado por países como França, Alemanha e Reino Unido, e provavelmente mais para o Canadá.
No mês passado, a Bloomberg calculou que um aumento nos gastos militares europeus e a continuação da guerra por procuração contra a Rússia sem a assistência dos EUA podem custar até US$ 3 trilhões (cerca de R$ 17,2 trilhões) em dez anos — um fardo enorme para uma região que sofre de estagnação econômica e desindustrialização generalizada.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала