- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente do Peru convoca eleições gerais para abril de 2026

© AP Photo / Martin MejiaA presidente do Peru, Dina Boluarte, levanta a mão para mostrar o anel e a pulseira que está usando, durante entrevista coletiva no Palácio do Governo, em Lima, Peru, em 5 de abril de 2024. As autoridades investigavam se ela havia recebido ilegalmente centenas de milhares de dólares em dinheiro, relógios de luxo e joias
A presidente do Peru, Dina Boluarte, levanta a mão para mostrar o anel e a pulseira que está usando, durante entrevista coletiva no Palácio do Governo, em Lima, Peru, em 5 de abril de 2024. As autoridades investigavam se ela havia recebido ilegalmente centenas de milhares de dólares em dinheiro, relógios de luxo e joias - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2025
Nos siga no
Presidente do Peru, Dina Boluarte convocou nesta terça-feira (25) eleições gerais para 12 de abril de 2026, esperando que a votação dê "um fim a um período de instabilidade".
Boluarte assumiu o cargo em 2022, depois que seu antecessor, o ex-presidente Pedro Castillo, de quem era vice, foi destituído do cargo. Seu mandato termina em 2026.

"Hoje, cumprindo o mandato constitucional e legal, demonstrando nosso firme compromisso com a democracia e com a presença das autoridades que compõem o sistema eleitoral, convoco eleições gerais para 12 de abril de 2026", declarou a presidente peruana em nota à nação.

Desde sua posse, o país tem enfrentado desafios políticos, incluindo protestos e divisões, em meio a questionamentos sobre a legitimidade de sua ascensão ao cargo.
Amazônia peruana - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2025
Panorama internacional
Governo do Peru reporta vazamento de petróleo na Amazônia
A convocação das eleições em 2026 visa responder a demandas por mudanças no cenário político do Peru, que tem sido marcado por instabilidade desde a destituição de Castillo.
A presidente buscará, ao longo desse período, segundo analistas, manter a governabilidade e enfrentar as dificuldades para garantir um ambiente político mais estável até a realização da votação.
Em novembro de 2024, a própria presidente viu sua taxa de desaprovação subir para 92% nos últimos meses. A líder peruana vem enfrentando protestos populares relacionados a escândalos de corrupção, crime organizado e violência policial.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала