- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Novo tarifaço? Trump anuncia tarifa de 25% sobre qualquer automóvel não fabricado nos EUA

© AP Photo / Ben CurtisO presidente Donald Trump segura a caneta que usa para assinar ordens executivas, no Salão Leste da Casa Branca. Washington, D.C., EUA, 20 de março de 2025
O presidente Donald Trump segura a caneta que usa para assinar ordens executivas, no Salão Leste da Casa Branca. Washington, D.C., EUA, 20 de março de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2025
Nos siga no
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (26) que uma nova tarifa, de 25% sobre automóveis não americanos, entrará em vigor em 2 de abril.

"Estamos assinando hoje. Entra em vigor em 2 de abril, começamos a arrecadar em 3 de abril", detalhou Trump no Salão Oval, acrescentando que a tarifa será permanente.

"Estamos assinando uma ordem executiva hoje que levará a um tremendo crescimento da indústria automobilística", complementou Trump.
Donald Trump segura uma ordem executiva assinada declarando o dia 9 de fevereiro como o Dia do Golfo da América, a bordo do avião presidencial, Air Force One, em viagem de West Palm Beach, Flórida, para Nova Orleans. EUA, 9 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2025
Panorama internacional
Expansionismo, tarifaço: as 5 principais polêmicas de Trump em menos de 2 meses de governo

União Europeia lamenta

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que lamenta a decisão dos EUA de impor tarifas sobre carros europeus e prometeu avaliar a medida para proteger os interesses econômicos do continente.

"Lamento profundamente a decisão dos EUA de impor tarifas sobre as exportações automotivas europeias. […] Agora avaliaremos esse anúncio, juntamente com outras medidas que os EUA estão prevendo nos próximos dias. A UE vai continuar a buscar soluções negociadas, ao mesmo tempo em que vai salvaguardar seus interesses econômicos", declarou Von der Leyen nesta quarta.

Tarifaço

Em fevereiro, Trump assinou decretos com a imposição de tarifas sobre produtos de Canadá, México e China. No caso do Canadá, o indicador ficou em 25% para todas as importações, com exceção do setor de recursos energéticos, cuja taxa foi definida em 10%.
O mesmo valor foi aplicado ao México, enquanto à China foi determinada uma tarifa adicional de 10% além das que já existem sobre o comércio entre os dois países.
Posteriormente, o americano anunciou a suspensão da aplicação das taxações ao México e ao Canadá por um mês, após um acordo envolvendo o fortalecimento da segurança nas fronteiras com o objetivo de combater o tráfico de drogas e o fluxo de imigrantes irregulares.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала