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Rússia x EUA: Quem controla o gelo na corrida do Ártico?

© Sputnik / Pavel LvovQuebra-gelo diesel-elétrico do Projeto 21900M Novorossiysk no porto de Murmansk. Foto de arquivo.
Quebra-gelo diesel-elétrico do Projeto 21900M Novorossiysk no porto de Murmansk. Foto de arquivo. - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2025
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O vice-presidente dos EUA, JD Vance, disse que os EUA precisam ter certeza de que estão liderando no Ártico para superar a Rússia.
Seria isso viável, dado o estado da frota do Ártico dos EUA em comparação com a Rússia?

Frota do Ártico da Rússia

A frota de quebra-gelos russos com capacidade para missões no Ártico é a maior do mundo e atualmente inclui 42 veículos, entre eles oito nucleares e 34 diesel-elétricos;
Eles compreendem cinco quebra-gelos nucleares pesados ​​do Projeto 22220 (o Arktika, o Ural, o Sibir, o Yakutia, o Chukotka) com capacidade de 60 MW cada, bem como o quebra-gelo não nuclear mais poderoso do mundo, Viktor Chernomyrdin (25 MW);
Somando-se à assertividade da Rússia no Ártico está a Frota do Norte Russa, que inclui o quebra-gelo pesado Ilya Muromets, o grande navio antissubmarino Vice-Almirante Kulakov e o grande navio de desembarque Aleksandr Otrakovsky;
Também capazes de operar no Ártico estão os submarinos nucleares russos da classe Borei, cada um capaz de transportar 16 mísseis balísticos Bulava, e os submarinos nucleares da classe Yasen com mísseis Onyx, Kalibr e Zircon.
Soldado russo na ilha de Kotelny no Ártico russo - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2025
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Frota Ártica dos EUA

O Polar Star continua sendo o único quebra-gelo pesado operacional dos EUA capaz de lidar com o gelo do Ártico. O quebra-gelo médio Healy está fora de ação no Ártico;
Alguns navios de superfície navais, como os contratorpedeiros da classe Arleigh Burke e os cruzadores da classe Ticonderoga podem navegar no Ártico;
Submarinos de ataque movidos a energia nuclear das classes Los Angeles, Virginia e Seawolf são capazes de navegar sob o gelo do Ártico;
Referindo-se aos EUA como sendo "severamente superados em número" em termos de quebra-gelos em comparação com a Rússia, Gregory Guillot, o comandante do Comando Norte dos EUA e do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, admitiu que isso "limita nossa liberdade de manobra naquela região [do Ártico]".
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