Desenterram na Turquia objetos de cerâmica antigos e fornalhas de 6.000 anos (FOTO, VÍDEO)
CC BY 2.0 / Klearchos Kapoutsis / East TerraceNemrut Dag – o monte localizado a 100 km da cidade de Adiyaman, Turquia. Lá, a 2.150 metros acima do nível do mar, encontram-se ruínas do túmulo do rei Antíoco I

Nos siga no
Escavações arqueológicas no castelo de Tadim e no morro Tadim, localizados dentro das fronteiras da vila Tadim na província de Elazig, no centro-leste da Turquia, seguem revelando achados significativos que ajudam a desvendar a história da região.
As descobertas foram anunciadas pelo governador de Elazig, Numan Hatipoglu na sua conta na mídia social, destacando o significado dessas descobertas na revelação do rico patrimônio histórico e cultural da região, relata Arkeonews.
O montículo Tadim é um importante sítio arqueológico que remonta ao período neolítico e tem sido continuamente habitado há milhares de anos.
Tadım Kalesi ve Höyüğü’nde Çıkarılan Eserlerin Restore Çalışmaları ile Tarihe Işık Tutuyoruz!
— Numan Hatipoğlu (@numanhatipoglu) March 26, 2025
İlimiz Merkez Tadım Köyü sınırları içerisinde yer alan Tadım Kalesi ve Tadım Höyüğü’nde yürüttüğümüz arkeolojik kazı çalışmalarında, bölgenin tarihine ışık tutacak önemli buluntulara… pic.twitter.com/KgzdKJjIOj
Entre as descobertas mais importantes estão 12 peças de cerâmica Karaz que datam de 4000-3000 a.C., um pote pintado adornado com motivos de cabras da montanha de 3200 a.C. e duas lareiras sagradas únicas com decorações de touro, também datadas de 4000-3000 a.C. Estas fornalhas sagradas, estimadas em 6.000 anos, fornecem informações cruciais sobre as crenças religiosas e a vida social da região. Acredita-se que nos tempos antigos, quando o fogo era considerado sagrado, essas fornalhas eram usadas em rituais religiosos e representavam a família.