- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Governo Trump vai demitir todos os funcionários locais e diplomatas da USAID, diz mídia

© AP Photo / Esteban FelixSoldado do Exército dos EUA caminha em armazém de suprimentos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês), na base aérea de Palmerola, 140 km ao norte de Tegucigalpa. Honduras, 11 de fevereiro de 2002
Soldado do Exército dos EUA caminha em armazém de suprimentos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês), na base aérea de Palmerola, 140 km ao norte de Tegucigalpa. Honduras, 11 de fevereiro de 2002 - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2025
Nos siga no
A administração do presidente Donald Trump está prestes a demitir todos os trabalhadores locais contratados e diplomatas norte-americanos associados em sua cruzada para desmantelar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês), informou a Reuters nesta terça-feira (1º).
De acordo com a publicação, o escritório de recursos humanos da USAID informou aos escritórios regionais, durante uma teleconferência, que mais de 10 mil estrangeiros contratados localmente e cerca de 600 diplomatas norte-americanos receberão avisos de demissão. As dispensas devem entrar em vigor em agosto.

"Definitivamente este é o encerramento final", disse um ex-alto funcionário da USAID, segundo a reportagem.

Na última sexta (28), o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou que o governo informou ao Congresso sobre o plano de assumir algumas funções da USAID e eliminar as restantes até 1º de julho.
Protestos na Moldávia - Sputnik Brasil, 1920, 03.03.2025
Panorama internacional
USAID gastou US$ 120 mil em mobilização de eleitores para influenciar eleições de 2024 na Moldávia
Rubio enfatizou que a USAID se desviou de sua missão original há bastante tempo e que agora cabe ao Departamento de Estado realinhar seus esforços aos interesses nacionais dos EUA, mantendo programas essenciais de ajuda humanitária.
Após o anúncio de Rubio, milhares de funcionários da USAID receberam avisos de demissão, na última semana. Até o momento, mais de 5 mil programas foram encerrados como parte dos esforços para reduzir os gastos federais, em resposta ao crescente déficit orçamentário.
Entre os principais beneficiários da ajuda dos EUA estavam Ucrânia, República Democrática do Congo, Jordânia, Cisjordânia e Faixa de Gaza.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала