- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Milhares de congoleses fogem para o Burundi em meio ao avanço de rebeldes do M23 no país

© AP Photo / Moses SawasawaTropas do governo congolês são posicionadas fora de Goma, República Democrática do Congo, em 24 de janeiro de 2025, enquanto rebeldes do M23 estão se aproximando da cidade
Tropas do governo congolês são posicionadas fora de Goma, República Democrática do Congo, em 24 de janeiro de 2025, enquanto rebeldes do M23 estão se aproximando da cidade - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2025
Nos siga no
Moradores da província de Kivu do Sul, no leste da República Democrática do Congo (RDC), estão fugindo aos milhares para o Burundi em meio ao avanço dos rebeldes do Movimento 23 de Março (M23) na região, relatou a estação de rádio Okapi neste domingo (16).
Ontem, os rebeldes entraram em Bukavu, capital da província de Kivu do Sul e a segunda maior cidade no leste da República Democrática do Congo (RDC), segundo Corneille Nangaa, líder da Aliança do Rio Congo, que reúne diversos grupos rebeldes. A ofensiva vem após breve cessar-fogo unilateral por parte da aliança.
Após o fracasso de mediação liderados por Angola, o movimento rebelde M23 retomou sua ofensiva no leste da RDC nas últimas semanas. No final de janeiro, os rebeldes anunciaram a captura da cidade de Goma, capital da província de Kivu do Norte. Suas tropas então começaram a avançar em direção a Bukavu.
Capacete azul da Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (Monusco, na sigla em francês) posicionado perto de Kibumba, ao norte de Goma, na República Democrática do Congo, em 28 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2025
Panorama internacional
Contribuição do Exército Brasileiro é fundamental para resolver conflito no Congo; entenda
A RDC quanto e a Organização das Nações Unidas (ONU) acusam Ruanda de apoiar os rebeldes da milícia de etnia tutsi Movimento 23 de Março (M23), mas o governo ruandês nega. Por outro lado, ativistas acusam o Ocidente de estar por trás dos ataques à RDC.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu contenção, instando todas as partes a respeitarem a integridade territorial da RDC para evitar que o conflito se transforme em uma guerra regional mais ampla.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала