- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Forças israelenses intensificam operações em Gaza e vão tomar 'grandes áreas' do enclave, diz mídia

© AP Photo / Abdel Kareem HanaCrianças brincam perto dos escombros de casas e prédios destruídos em Jabalia, norte da Faixa de Gaza, em 7 de março de 2025
Crianças brincam perto dos escombros de casas e prédios destruídos em Jabalia, norte da Faixa de Gaza, em 7 de março de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2025
Nos siga no
As forças israelenses vão tomar "grandes áreas" de Gaza e as transformar em zonas tampão, disse o ministro da Defesa de Israel nesta quarta-feira (2).
As forças israelenses planejam tomar "grandes áreas" de Gaza e transformá-las em zonas tampão, conforme anunciado pelo ministro da Defesa de Israel, Israel Katz. Essa ação faz parte da intensificação das operações israelenses em Gaza após o rompimento de um cessar-fogo de dois meses com o Hamas, que resultou no corte de suprimentos essenciais para os 2,2 milhões de habitantes do território.
Israel já estabeleceu zonas tampão ao longo da fronteira de Gaza e no corredor Netzarim, que divide o território ao meio. Katz não especificou os detalhes das novas apreensões de terras, mas mencionou que haverá uma evacuação em larga escala da população das áreas de combate.
Katz reiterou seus apelos para que os palestinos se voltem contra o Hamas e libertem os reféns israelenses, afirmando que essa é a única maneira de acabar com a guerra.
A declaração de Katz ocorreu após uma ordem de evacuação para a cidade de Rafah, no sul de Gaza, forçando dezenas de milhares de pessoas a fugir. A mídia palestina relatou bombardeios pesados na área e avanços das forças israelenses para o centro e leste de Rafah.
Palestinos se sentam em uma grande mesa cercada pelos escombros de casas e prédios destruídos enquanto se reúnem para o iftar, a refeição de quebra do jejum, no primeiro dia do Ramadã em Rafah, sul da Faixa de Gaza, em 1º de março de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2025
Panorama internacional
Afirmação israelense de que há comida suficiente em Gaza é 'ridícula', dispara ONU
Segundo o Financial Times (FT), autoridades israelenses afirmam que a ofensiva é necessária para libertar os 59 reféns que o Hamas mantém em Gaza. No entanto, a ONU e grupos de ajuda humanitária alertam que a intensificação dos combates piorou as condições humanitárias no enclave.
O Programa Mundial de Alimentos informou que as padarias apoiadas por ele em Gaza foram forçadas a fechar devido à falta de combustível e farinha, e que seus suprimentos restantes de refeições durariam no máximo duas semanas.

A ofensiva de Israel já resultou na morte de mais de 50.000 pessoas em Gaza, além de deslocar a maior parte da população e reduzir grande parte do território a escombros. Israel iniciou a ofensiva em resposta ao ataque do Hamas que matou 1.200 pessoas e fez 250 reféns em outubro de 2023.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала