- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Pesquisa Quaest aponta que 56% dos brasileiros são contra a anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro

© FolhapressBolsonaristas invadem o Congresso Nacional, na capital federal. Brasília (DF), 8 de janeiro de 2023
Bolsonaristas invadem o Congresso Nacional, na capital federal. Brasília (DF), 8 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2025
Nos siga no
Levantamento é divulgado no mesmo dia que o ex-presidente Jair Bolsonaro participa de ato em São Paulo em prol da anistia aos envolvidos nos atos do 8 de Janeiro.
Uma pesquisa divulgada neste domingo (6), pela Geneal/Quaest, apontou que mais da metade dos brasileiros é contra a anistia aos envolvidos nos atos golpistas do 8 de Janeiro.
Segundo o levantamento, 56% dos entrevistados afirmaram que os envolvidos devem continuar presos por mais tempo e cumprir suas sentenças, contra 34% que consideram que devem ser soltos. Outros 18% afirmaram que eles não deveriam ter sido presos, 16% consideram que deveriam ser soltos por estarem presos há tempo demais, e 10% não souberam opinar.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reúne apoiadores em manifestação política na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2025
Notícias do Brasil
Saiba como foi a participação de cada um dos 34 denunciados pela PGR na tentativa de golpe de Estado
Na sondagem, 49% do entrevistados afirmaram acreditar que Bolsonaro participou do planejamento de um golpe de Estado, enquanto 35% disseram não acreditar no envolvimento do ex-presidente. Outros 15% não responderam e 1% afirmaram que não houve tentativa de golpe de Estado.
No recorte entre eleitores, 77% dos que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva em 2022 se posicionaram a favor de manter os envolvidos nos atos presos, enquanto entre eleitores de Bolsonaro esse percentual é de 32%. Entre os que votaram em branco ou nulo nas eleições de 2022, o percentual é de 53%.
O levantamento é divulgado no mesmo dia que um ato organizado por Bolsonaro em prol da anistia dos envolvidos ocorre na Avenida Paulista, em São Paulo. O ato é o segundo organizado pelo ex-presidente desde que se tornou réu por tentativa de golpe de Estado.
A pesquisa Quaest ouviu 2004 pessoas, entre os dias 27 e 31 de março, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала