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J-50 da China é passo importante na corrida com EUA pelo domínio da 6ª geração de caças, diz mídia
J-50 da China é passo importante na corrida com EUA pelo domínio da 6ª geração de caças, diz mídia
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Anunciado com muita expectativa sobre suas novas capacidade e design, o caça furtivo J-50 marca um salto significativo no poder aéreo de última geração... 08.04.2025, Sputnik Brasil
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Os caças furtivos de última geração da China, como o J-50 da Shenyang Aircraft Corporation, estão avançando rapidamente, destacando-se em relação aos conceitos ainda em desenvolvimento dos EUA. Avistado pela primeira vez em dezembro de 2024, o J-50 apresenta um design de asa lambda, entradas supersônicas sem desvio, bicos de vetorização de empuxo 2D e um sistema de trem de pouso triciclo, indicando um avanço significativo na tecnologia de aviação chinesa. Embora seu papel e capacidades precisos ainda sejam especulativos, o J-50 demonstra as ambições da China em solidificar sua posição em tecnologias de aviação militar de ponta. Seu voo público em dezembro de 2024, comemorando o aniversário de Mao Zedong, foi uma demonstração de força, mas seu cronograma operacional permanece incerto. Thomas Newdick e Tyler Rogoway, em um artigo de janeiro de 2025 para The War Zone, destacaram o design sem cauda do J-50 com pontas de asas giratórias, que melhora o controle de rolagem e inclinação. Embora essa inovação atenue desafios de estabilidade, compromete a furtividade ao radar, mas minimiza riscos de detecção em cruzeiro. De acordo com o Asia Times, os bicos de vetorização de empuxo duplo aumentam a manobrabilidade do J-50, compensando desvantagens do design. Não está claro, no entanto, se é uma aeronave tripulada ou não, mas detalhes do dossel sugerem possível operação tripulada. O foco do design na agilidade é ressaltado pelos complexos arranjos de controle da borda de fuga. Essas características permitem que o J-50 ofereça agilidade superior em combates próximos, operando dentro das bolhas de defesa aérea inimiga. No entanto, em um relatório de 2015, o ex-oficial da Força Aérea dos EUA John Stillion menciona que o combate aéreo mudou para além do alcance visual (BVR, na sigla em inglês) devido a avanços em sensores e armas. Stillion afirma que mísseis guiados por radar e infravermelhos suplantaram os canhões como principais armas ar-ar, tornando o combate aéreo de manobras obsoleto. Para o jornalista especializado em defesa Alex Hollings, segundo expressou em um artigo de 2022, dados históricos mostram que muitos combates aéreos ainda chegam ao alcance visual, exigindo manobras tradicionais. Junto com o J-36, o J-50 sugere que a China busca uma mistura de força alta-baixa para seus caças de próxima geração. No nível estratégico, o J-36 e o J-50 podem colocar a China à frente dos EUA na corrida pelos caças de sexta geração. Em um momento em que EUA e China tem disputado a dianteira do desenvolvimento no mundo em diversas áreas, o J-50 pode significar uma liderança significativa na aviação de combate.
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J-50 da China é passo importante na corrida com EUA pelo domínio da 6ª geração de caças, diz mídia
08:22 08.04.2025 (atualizado: 08:47 08.04.2025) Anunciado com muita expectativa sobre suas novas capacidade e design, o caça furtivo J-50 marca um salto significativo no poder aéreo de última geração, utilizando tecnologia de teste superior para superar o programa estagnado dos EUA, segundo avaliação da mídia asiática.
Os caças furtivos de última geração da China, como o J-50 da Shenyang Aircraft Corporation, estão avançando rapidamente,
destacando-se em relação aos conceitos ainda em desenvolvimento dos EUA. Avistado
pela primeira vez em dezembro de 2024, o J-50 apresenta um design de asa lambda, entradas supersônicas sem desvio, bicos de vetorização de empuxo 2D e um sistema de trem de pouso triciclo, indicando um avanço significativo na tecnologia de aviação chinesa.
Embora seu papel e capacidades precisos
ainda sejam especulativos, o
J-50 demonstra as ambições da China em solidificar sua posição em tecnologias de aviação militar de ponta. Seu voo público em dezembro de 2024, comemorando o aniversário de Mao Zedong, foi uma demonstração de força, mas seu cronograma operacional permanece incerto.
Thomas Newdick e Tyler Rogoway, em um
artigo de janeiro de 2025 para The War Zone, destacaram o design sem cauda do J-50 com pontas de asas giratórias, que melhora o controle de rolagem e inclinação. Embora essa
inovação atenue desafios de estabilidade, compromete a furtividade ao radar, mas minimiza riscos de
detecção em cruzeiro.
De
acordo com o Asia Times, os bicos de vetorização de empuxo duplo aumentam a manobrabilidade do J-50, compensando desvantagens do design. Não está claro, no entanto, se é uma aeronave tripulada ou não, mas
detalhes do dossel sugerem possível operação tripulada. O
foco do design na agilidade é ressaltado pelos complexos arranjos de controle da borda de fuga.
Essas características permitem que o J-50 ofereça agilidade superior em combates próximos, operando dentro das bolhas de
defesa aérea inimiga. No entanto, em um
relatório de 2015, o ex-oficial da Força Aérea dos EUA John Stillion menciona que o
combate aéreo mudou para além do alcance visual (BVR, na sigla em inglês) devido a avanços em sensores e armas.
Stillion afirma que mísseis guiados por radar e infravermelhos suplantaram os canhões como principais
armas ar-ar, tornando o combate aéreo de manobras obsoleto. Para o jornalista especializado em defesa Alex Hollings, segundo expressou em um
artigo de 2022, dados históricos mostram que
muitos combates aéreos ainda chegam ao alcance visual, exigindo manobras tradicionais.
Junto com o J-36, o J-50 sugere que a China busca uma mistura de força alta-baixa para seus caças de próxima geração.
No nível estratégico, o
J-36 e o J-50 podem colocar a China à frente dos EUA na corrida pelos caças de sexta geração. Em um momento em que EUA e China tem disputado a dianteira do desenvolvimento no mundo em diversas áreas, o J-50 pode significar uma
liderança significativa na aviação de combate.
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