- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA e Panamá firmam acordo de livre acesso de navios de guerra norte-americanos ao canal do Panamá

© AP Photo / Arnulfo FrancoNavios transitam pelo canal do Panamá perto da Cidade do Panamá, em 11 de maio de 2016
Navios transitam pelo canal do Panamá perto da Cidade do Panamá, em 11 de maio de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 09.04.2025
Nos siga no
Os Estados Unidos e o Panamá assinaram um acordo sobre a prioridade e passagem livre de navios de guerra norte-americanos pelo canal do Panamá, disse nesta quarta-feira (10) o chefe do Pentágono, Pete Hegseth.

"Também assinamos com o ministro de assuntos do canal uma estrutura para que navios militares e auxiliares dos EUA naveguem pelo canal do Panamá primeiro e gratuitamente", disse Hegseth a repórteres após uma visita ao Panamá.

Navio de carga atravessa as eclusas de Agua Clara, do canal do Panamá, em 2 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.03.2025
Panorama internacional
Canal do Panamá: China revisa venda de portos para os EUA em revés para Trump
Em janeiro, em seu discurso de posse, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos iriam recuperar o controle do canal do Panamá, que estaria sendo operado pela China. A China administra dois portos na zona do canal através da empresa Hutchison Ports, parte da CK Hutchison Holdings.
O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, rejeitou categoricamente as declarações de Trump e enfatizou que o canal do Panamá "não é uma concessão de qualquer país".
"É o resultado de uma luta que durou gerações, que culminou no Tratado Torrijos-Carter de 1999. Desde então, há 25 anos, administramos o canal e o gerenciamos de forma contínua, assumindo a responsabilidade por ele perante o mundo e o comércio internacional, incluindo os Estados Unidos. Estamos abertos ao diálogo, mas não à submissão," acrescentou o presidente do Panamá em seu comunicado.
Desde dezembro de 1999, a estrutura é gerida localmente. Os acordos, assinados em 7 de setembro de 1977 pelos presidentes Omar Torrijos e Jimmy Carter, garantiram também a devolução ao Panamá da faixa de território ao longo do canal, então ocupada pelos EUA desde 1904, e a retirada das 14 bases militares que o país norte-americano mantinha na antiga zona do canal do Panamá.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала