- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China e Vietnã devem lutar juntos contra a hegemonia e pela defesa do livre comércio, diz Xi Jinping

© AP Photo / Minh HoangXi Jinping, presidente chinês, e Pham Minh Chinh, primeiro-ministro vietnamita, posam para fotos no Escritório do Comitê Central do Partido Comunista, em Hanói. Vietnã, 14 de abril de 2025
Xi Jinping, presidente chinês, e Pham Minh Chinh, primeiro-ministro vietnamita, posam para fotos no Escritório do Comitê Central do Partido Comunista, em Hanói. Vietnã, 14 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2025
Nos siga no
Líder chinês desembarcou no Vietnã para uma visita de dois dias. Ele afirmou "que tanto a China quanto o Vietnã se beneficiam da globalização econômica" e que os países devem unir forças na defesa do sistema global de livre comércio.
O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou nesta segunda-feira (14) que China e Vietnã devem combater juntos a hegemonia e o protecionismo. A declaração foi dada durante uma reunião do líder chinês com o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, em Hanói.
"É necessário manter contatos estreitos de alto nível, fortalecer a comunicação estratégica e combater conjuntamente a hegemonia, o unilateralismo e o protecionismo", disse o presidente chinês.
Bandeira da China tremula acima de edifícios de escritórios em Xangai. China, 14 de abril de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2025
Panorama internacional
China aumenta para 125% as tarifas sobre produtos dos EUA
Xi observou que a Pequim e o Hanói devem fortalecer a cooperação estratégica e estabelecer uma base política sólida para construir uma comunidade China-Vietnã com um futuro compartilhado. Ele afirmou que ambos os países devem unir forças para se opor à intimidação unilateral e defender o sistema global de livre comércio.
"Tanto a China quanto o Vietnã se beneficiam da globalização econômica, por isso devemos fortalecer a determinação estratégica, opor-nos conjuntamente à intimidação unilateral, defender o sistema global de livre comércio e manter a estabilidade das cadeias de produção e fornecimento", disse o líder chinês.
Ele acrescentou que, no contexto das relações internacionais, os dois países continuam a "seguir o caminho do desenvolvimento pacífico, aprofundando a cooperação amigável, trazendo assim estabilidade e certeza valiosas ao mundo".
Xi Jinping chegou ao Vietnã nesta segunda-feira para uma visita de Estado de dois dias. Entre 15 e 18 de abril, o líder chinês também visitará a Malásia e o Camboja.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала