- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China expande gastos do governo no 1º trimestre em meio à guerra comercial com os EUA, afirma mídia

© AP Photo / Kin CheungHomem passa por uma casa de câmbio decorada com diferentes notas no Central, um distrito comercial de Hong Kong, em 10 de junho de 2019
Homem passa por uma casa de câmbio decorada com diferentes notas no Central, um distrito comercial de Hong Kong, em 10 de junho de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2025
Nos siga no
O governo Chinês gastou com orçamento público e fundos governamentais 9,26 trilhões de yuans (cerca de US$ 1,3 trilhão e R$ 7,8 trilhões) entre janeiro e março, informou neste sábado a agência de notícias Bloomberg.
Os dados foram divulgados pelo Ministério das Finanças chinês e compilados pelo site de notícias. O valor representa aumento de 5,6% em relação ao mesmo período de 2024 e cerca de 22% dos gastos previstos para 2025.
O governo chinês busca aumentar o apoio à economia diante da expectativa de queda na demanda externa e intensificação da guerra comercial com os Estados Unidos.
O presidente Donald Trump zomba do ex-vice-presidente e candidato presidencial Joe Biden enquanto discursa em um comício na BancorpSouth Arena em Tupelo, Mississippi, 1º de novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2025
Panorama internacional
Fim da disputa? Trump diz que pode fechar acordo comercial com a China em até 4 semanas

Guerra tarifária entre EUA e China

No início do mês, Trump assinou um decreto que instituiu tarifas sobre importações de outros países. A alíquota básica é de 10% e, desde 9 de abril, tarifas mais elevadas passaram a valer para 57 países, calculadas com base no déficit comercial dos EUA com cada país para equilibrar as trocas comerciais.
No entanto, em 9 de abril, Trump anunciou que mais de 75 países não adotaram contramedidas e solicitaram negociações, motivo pelo qual, por 90 dias, a tarifa básica de 10% será aplicada a todos, exceto à China.
Após uma série de medidas na guerra comercial, a tarifa adicional dos EUA sobre produtos chineses chegou a 125%, o mesmo acontecendo com a tarifa de retaliação da China sobre produtos norte-americanos.
Além disso, os Estados Unidos impuseram uma tarifa extra de 20% sobre a China, relacionada a acusações de falhas no combate a narcóticos sintéticos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала