- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA lançam site oficial que afirma que pandemia de Covid-19 começou em laboratório chinês

© AP Photo / Kin CheungPessoas usando máscaras caminham na chuva do lado de fora da Lin Heung Tea House
Pessoas usando máscaras caminham na chuva do lado de fora da Lin Heung Tea House - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2025
Nos siga no
O governo dos Estados Unidos lançou nesta sexta-feira (18) um site oficial na internet no qual afirma que a pandemia de Covid-19 teve origem em um vírus que escapou acidentalmente de um laboratório em Wuhan, no leste da China. Após a divulgação da página, Pequim pediu que o país "pare de politizar" a questão.
"Wuhan abriga o principal laboratório de pesquisa de coronavírus da China e tem histórico de realizar alterações genéticas em organismos sob níveis inadequados de biossegurança", afirma o novo site governamental.
Segundo o portal, um acidente de laboratório é a fonte mais provável da Covid-19. O conteúdo também aponta que cientistas do centro de pesquisa de Wuhan teriam apresentado sintomas compatíveis com a doença no outono de 2019, meses antes do vírus ser identificado oficialmente em um mercado de alimentos frescos na mesma cidade.
O site afirma ainda que a pandemia se originou de uma única transmissão para um ser humano, diferentemente de outras doenças globais que se espalharam a partir de múltiplas infecções. Além disso, o governo dos EUA sustenta que o vírus apresenta "características biológicas" que não são conhecidas na natureza.
De acordo com a página, "se a pandemia tivesse origem natural, essa evidência já teria vindo à tona – e isso ainda não aconteceu".
No novo portal, o governo de Donald Trump acusa a administração do ex-presidente Joe Biden (2021–2025) de ter "enganado" a população com "mensagens contraditórias e falta de transparência".
O site ainda afirma que o governo Biden teria “atacado teorias alternativas” sobre a origem do vírus com o objetivo de manter o controle sobre as decisões de saúde pública.
Ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, durante a CPI da Pandemia - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2025
Notícias do Brasil
Há 5 anos, a COVID-19 chegava ao Brasil para ficar; país teve quase 40 milhões de casos

Relatório da CIA aponta 'baixa confiança' na origem do vírus em laboratório

No fim de janeiro de 2025, a Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA revisou sua posição e passou a considerar, "com baixa confiança", que a pandemia pode ter se originado em um ambiente científico, e não natural. Ainda assim, em relatório oficial, a CIA destacou que ambas as teorias – origem laboratorial e natural – continuam "plausíveis".
Após a publicação do documento, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, pediu que Washington "pare de politizar" a origem da pandemia e forneça explicações "claras" sobre suas acusações contra os laboratórios virológicos chineses.
Mao lembrou que especialistas chineses e da Organização Mundial da Saúde (OMS) visitaram o laboratório de Wuhan e concluíram, em investigação conjunta, que uma fuga viral era "extremamente improvável".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

ExpandirFechar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала