- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Zelensky fará provocações contra a Rússia durante cessar-fogo, prevê ex-parlamentar ucraniano

© AP Photo / Kin CheungVladimir Zelensky, da Ucrânia, deixa Downing Street, sede do governo britânico, após reunião com o primeiro-ministro Keir Starmer. Londres, 19 de julho de 2024
Vladimir Zelensky, da Ucrânia, deixa Downing Street, sede do governo britânico, após reunião com o primeiro-ministro Keir Starmer. Londres, 19 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2025
Nos siga no
O líder ucraniano Vladimir Zelensky planejará novas provocações durante o cessar-fogo de três dias, anunciado pela Rússia para marcar o Dia da Vitória, afirmou o ex-parlamentar ucraniano Vladimir Oliynyk à Sptunik nesta segunda-feira (28).

"Hoje ele [Zelensky] fez uma pausa, sem dar resposta a essa iniciativa. Acredito que estão ocorrendo consultas telefônicas com o Reino Unido e com [o presidente francês Emmanuel] Macron sobre o que fazer. Penso que ele dirá formalmente sim, mas na prática provocará, como ocorreu durante o cessar-fogo de energia e o cessar-fogo da Páscoa, para depois culpar a Rússia," disse Oliynyk.

Segundo o ex-parlamentar, essas provocações e a tentativa de transferir a culpa para Moscou demonstram a atitude cínica de Zelensky perante o mundo.
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, fala em coletiva de imprensa após a reunião dos ministros das Relações Exteriores do BRICS, em Nizhny Novgorod. Rússia, 11 de junho de 2024  - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2025
Panorama internacional
Ucrânia se 'revelou uma verdadeira célula terrorista' após admissão de atentado, diz Zakharova
"Zelensky absolutamente não está interessado na paz porque ele não será reeleito. Paz significa o fim do conflito armado e, consequentemente, a realização de eleições presidenciais e parlamentares, para as quais ele não está preparado. Suas opções são assumir a responsabilidade por seus crimes, como [o ex-presidente da Geórgia Mikheil] Saakashvili, ou fugir — mas para onde? Quem o aceitaria? Quem precisaria dele após ser derrotado? Mesmo para a França ou o Reino Unido, acolhê-lo significaria apenas mais problemas," disse Oliynyk.
Mais cedo, o Kremlin anunciou que o presidente russo, Vladimir Putin, declarou cessar-fogo da 0h00 do dia 7 para o dia 8 de maio até 0h00 do dia 10 para o dia 11 de maio, em comemoração ao 80º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista.
Neste mês, ainda ocorreu o cessar-fogo da Páscoa entre os dias 19 e 21 de abril.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала