- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Houthis do Iêmen afirmam ter abatido um avião de guerra dos EUA no mar Vermelho

© AP Photo / Indian Navy via APNavio atacado por um drone carregado com bomba lançado pelos houthis do Iêmen, no Golfo de Aden. 18 de janeiro de 2024,
Navio atacado por um drone carregado com bomba lançado pelos houthis do Iêmen, no Golfo de Aden. 18 de janeiro de 2024, - Sputnik Brasil, 1920, 30.04.2025
Nos siga no
O movimento islâmico Ansar Allah, também conhecido como houthis, lançou ataques contra dois porta-aviões dos EUA e duas cidades israelenses. Além disso, abateu um caça F-18 dos EUA no mar Vermelho, informou nesta quarta-feira (30) o porta-voz militar da organização, Yahya Sarea.
Segundo o porta-voz, há alguns dias, os houthis lançaram um ataque ao porta-aviões norte-americano USS Harry S. Truman, o que supostamente forçou o navio a desviar para o extremo norte do mar Vermelho, em direção ao Canal de Suez.
A ofensiva conseguiu abater "um caça F-18" e frustrou "um ataque aéreo inimigo" contra o Iêmen.
A imprensa dos EUA informou que um caça F-18 Super Hornet "desapareceu" no mar Vermelho após cair do USS Harry S. Truman enquanto era rebocado. Isso teria acontecido quando o porta-aviões fez uma "curva fechada" para evitar lançamentos de drones e mísseis dos houthis.
Além disso, Sarea relatou um ataque de drones contra o porta-aviões USS Carl Vinson "e seus navios de guerra no mar Arábico" e outro ataque envolvendo três drones contra "alvos militares do inimigo israelense". Isto em Tel Aviv e Ashkelon.
Oficiais da Marinha chinesa durante abertura de exercícios conjuntos com a Rússia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2025
Panorama internacional
Analista: se Marinha dos EUA passa aperto para lidar com houthis, imagina com a 'jaganata' da China
No início de abril, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, admitiu que os houthis realizaram 174 ataques contra navios de guerra dos EUA e quase 150 ataques contra navios mercantes dos EUA no último ano e meio.
As tensões entre Washington e os houthis do Iêmen aumentaram desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou ataques em larga escala contra os houthis no dia 15 de março.
Naquela ocasião, o presidente afirmou que o tempo dos houthis havia "acabado" e prometeu: "o inferno cairá sobre vocês como nunca antes!" Até o momento, no entanto, Ansar Allah teve tempo de lançar ataques contra alvos americanos. Até Trump escreveu recentemente em sua conta no Truth Social: "Eles nunca mais afundarão nossos navios!"
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала