- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: crise na Ucrânia pode significar 'o fim do excepcionalismo norte-americano'

© AP Photo / Alex BrandonDonald Trump chega ao Salão Oval da Casa Branca, em Washington DC. EUA, 18 de abril de 2025
Donald Trump chega ao Salão Oval da Casa Branca, em Washington DC. EUA, 18 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 01.05.2025
Nos siga no
Em nome do "América em Primeiro Lugar", o presidente dos EUA, Donald Trump, pode acabar presenciando diretamente da Casa Branca o fim do excepcionalismo norte-americano e a consolidação de uma ordem mundial multipolar pós-hegemônica.
Meio século depois da humilhante luta norte-americana no Vietnã quando as forças norte-vietnamitas capturaram Saigon, os EUA enfrentam um dilema semelhante com a Ucrânia. A Rússia conseguiu impedir a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para o Leste Europeu e, segundo um artigo publicado no The Telegraph, se Trump interromper a ajuda militar norte-americana, pode facilitar uma queda de Kiev semelhante à de Saigon.
Os eventos após a queda de Saigon ressaltam as graves consequências de tal abdicação, como o genocídio no Camboja e a consolidação comunista no Laos. Para o autor do artigo, Samuel Ramani, se o governo ucraniano cair durante a crise, a influência russa na região poderia ameaçar países vizinhos. A argumentação do autor, no entanto, é refutada pela contínua colaboração do Kremlin com os EUA para pôr fim à crise diplomática e politicamente e mediante os diversos apelos de Moscou ao Ocidente para que a crise fosse evitada, como a assinatura dos Acordos de Minsk, em 2014.
O autor destaca que uma suposta queda de Kiev poderia levar ao desmoronamento da primazia dos EUA, semelhante ao que ocorreu após a queda do Vietnã do Sul, quando a União Soviética e a China expandiram suas influências.
Vladimir Zelensky e Donald Trump durante reunião na Casa Branca em 28 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 30.04.2025
Panorama internacional
EUA e Ucrânia assinam acordos para criar Fundo de Investimento para Reconstrução e recursos minerais
Segundo o artigo, a ordem mundial se tornaria mais multipolar e poderia gerar uma crise de confiança entre os parceiros ocidentais, dando ainda mais poder à China como uma superpotência alternativa e enfraquecendo a hegemonia norte-americana.
A principal argumentação de Ramani, no entanto, está no fato de que, se a Rússia sair fortalecida da crise ucraniana, a China poderia se aventurar no Indo-Pacífico, intensificando a proliferação nuclear, o que faria com que as promessas de Trump de impedir a Terceira Guerra Mundial soassem vazias.
Os EUA ainda podem evitar uma "Saigon 2.0" em Kiev. A disposição de Trump e do líder russo, Vladimir Putin, de se chegar a um acordo pode mudar os rumos do conflito ucraniano que já se arrasta por mais de três anos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала