- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Exército de Israel intensifica ofensiva contra Síria

© AP Photo / Omar AlbamDesertores fazem fila para registrar dados com insurgentes sírios em Aleppo, Síria
Desertores fazem fila para registrar dados com insurgentes sírios em Aleppo, Síria - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2025
Nos siga no
As tropas israelenses realizaram vários ataques em território sírio, incluindo a capital, Damasco, nesta sexta-feira (2), de acordo com reportagens da TV local.
Outras cidades atingidas foram Hama e Daraa. Os alvos da Força Aérea Israelense incluíram posições da 41ª Divisão do Exército sírio, perto de um hospital nos arredores de Damasco.
Segundo a agência de notícias estatal síria SANA, pelo menos uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas nos ataques. Os bombardeios ocorrem um dia depois de outro ataque israelense em uma área perto do palácio presidencial em Damasco. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Israel Katz, afirmaram que o ataque foi um "recado" às autoridades sírias.

"Não vamos permitir o envio de tropas ao sul de Damasco", disseram em comunicado conjunto, no qual também ameaçaram retaliar caso haja ataques contra a comunidade drusa.

Recep Tayyip Erdogan durante uma reunião em Belgrado. Sérvia, 11 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 01.05.2025
Panorama internacional
Erdogan chama os ataques israelenses na Síria uma tentativa de semear conflito na região
Desde a queda do presidente do país, Bashar al-Assad, em dezembro de 2024, as tropas israelenses têm invadido gradualmente várias partes das Colinas de Golã, gesto condenado pelas Nações Unidas.
Diante do avanço das forças do Estado judeu na nação árabe, o novo líder sírio, Ahmed al-Sharaa, alertou em janeiro que Israel "está utilizando pretextos para avançar nas regiões sírias e na zona de contenção".
Paralelamente, a ofensiva de Israel contra a Palestina continua. De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, o número de mortos em Gaza já ultrapassa 51 mil, enquanto quase 117 mil pessoas ficaram feridas. Recentemente, o Programa Mundial de Alimentos (PMA), das Nações Unidas, informou que as reservas de alimentos para as pessoas afetadas na região se esgotaram.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала