- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Este país nunca mais haverá de sofrer um golpe', diz Lula

© Foto / Ricardo StuckertPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e a atriz Fernanda Torres durante a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), no Palácio Gustavo Capanema. Rio de Janeiro (RJ), 20 de maio de 2025
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e a atriz Fernanda Torres durante a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), no Palácio Gustavo Capanema. Rio de Janeiro (RJ), 20 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2025
Nos siga no
Especiais
Em uma terça-feira (20) cheia de atividades, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reinaugurou o edifício Palácio Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), onde condecorou com a Ordem ao Mérito Cultural (OMC) 112 personalidades e 14 instituições.
Em seu discurso, Lula destacou a importância da classe artística na manutenção da democracia brasileira. "Cultura é democracia", afirmou.
"Graças a pessoas como vocês a gente consegue manter a democracia. É importante a gente lembrar que nós vivemos hoje o tempo mais longevo de democracia contínua neste país."

"E se depender de todos nós aqui, este país nunca mais haverá de sofrer um golpe."

Mais cedo, o presidente participou da Marcha dos Prefeitos, em Brasília. No evento, Lula defendeu mais entrosamento entre os três Poderes e suas esferas federais, estaduais e municipais.
Instituída em 1991, a OMC foi suspensa em 2019, e sua retomada contou com amplo apoio popular. Em consulta aberta, o governo federal recebeu 11.318 sugestões de nomes.
Entre os honrados estão nomes como Xuxa Meneghel, Milton Nascimento, Chitãozinho e Xororó, Alceu Valença e Alcione.
Walter Salles, Fernanda Torres e Marcelo Rubens Paiva, principais nomes de "Ainda estou aqui", primeiro filme brasileiro a vencer o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, também foram homenageados, assim como Aldir Blanc e Paulo Gustavo, nomes que batizam leis de incentivo à cultura.
Inaugurado em 1945 para sediar o Ministério da Educação e Saúde Pública, o Palácio Gustavo Capanema passava por obras de restauro e conservação desde 2019, que foram concluídas apenas neste ano, através de um investimento de R$ 84 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O edifício contará com escritórios do Ministério da Cultura e de instituições vinculadas, além de uma área aberta ao público.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала