DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Após recordes de temperatura, gelo no Ártico deve reduzir nos próximos 5 anos, revela agência da ONU

© AP Photo / Kiichiro SatoUm casal tira fotos ao nascer do sol na gelada Oak Street Beach, na costa do Lago Michigan, Chicago, EUA, 20 de janeiro de 2025
Um casal tira fotos ao nascer do sol na gelada Oak Street Beach, na costa do Lago Michigan, Chicago, EUA, 20 de janeiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2025
Nos siga no
As temperaturas globais permanecerão em níveis recorde entre 2025 e 2029, afirmou a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência da ONU, nesta quarta-feira (28).

"As previsões climáticas globais mostram que as temperaturas devem permanecer em níveis recorde ou próximos a eles nos próximos cinco anos, aumentando os riscos e impactos climáticos nas sociedades", diz o comunicado da OMM.

A temperatura média global próxima à superfície, calculada anualmente para cada ano entre 2025 e 2029, deverá ficar entre 1,2 grau Celsius e 1,9 grau Celsius acima da média dos anos de 1850 a 1900, informou a OMM.
"Acabamos de vivenciar os dez anos mais quentes já registrados. Infelizmente, este relatório da OMM não oferece nenhum sinal de trégua nos próximos anos, e isso significa que haverá um impacto negativo crescente em nossas economias, nossas vidas cotidianas, nossos ecossistemas e nosso planeta", afirmou o secretário-geral adjunto da OMM, Ko Barrett, no comunicado.
Especialista russo diz que é preciso 'prudência e equilíbrio' para combater as mudanças climáticas - Sputnik Brasil, 1920, 25.05.2025
Ciência e sociedade
Especialista russo diz que é preciso 'prudência e equilíbrio' para combater as mudanças climáticas
Há também 70% de chance de que o aquecimento médio entre 2025 e 2029 exceda 1,5 grau Celsius, em comparação com 47% entre 2024 e 2028. O Ártico experimentará um aquecimento mais de três vezes e meia superior à média global, atingindo 2,4 graus Celsius em comparação com o período base de 1991 a 2020, segundo o comunicado.
A organização espera novas reduções na concentração de gelo marinho nos mares de Barents, Bering e Okhotsk. Ao mesmo tempo, prevê-se condições mais úmidas do que a média para o Sahel, norte da Europa, Alasca e norte da Sibéria entre maio e setembro de 2025 e 2029, enquanto a região amazônica pode apresentar condições mais secas do que a média na mesma estação.
Em janeiro, a OMM afirmou que 2024 foi o ano mais quente já registrado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала