- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Especialista dos EUA alerta para arriscado passo de Merz ao levantar restrições às armas de Kiev

© AP Photo / Ebrahim NorooziO chanceler alemão, Friedrich Merz, participa de coletiva de imprensa conjunta com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em Berlim. Alemanha, 14 de maio de 2025
O chanceler alemão, Friedrich Merz, participa de coletiva de imprensa conjunta com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em Berlim. Alemanha, 14 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2025
Nos siga no
As ações da Alemanha ao escalar o conflito ucraniano indicam claramente os sentimentos revanchistas dos alemães, disse o cientista político norte-americano Gilbert Doctorow no YouTube.
"[O chanceler alemão Friedrich] Merz está se arriscando muito, ele sempre foi um homem dado a arriscar. Além disso, ele espera que o artigo 5 da carta da OTAN o salvará em caso de uma resposta russa. É difícil dizer com o que eles estão contando", disse ele.
O cientista político observou que, nos últimos tempos, houve uma mudança de pensamento público em direção à radicalização na Alemanha, inclusive devido à grande influência dos partidos de direita.

"Tudo começou há cerca de dez anos, quando começaram a ser feitas declarações na Alemanha de que as novas gerações não carregam o fardo da culpa pelos atos de seus antepassados. Então começou a nascer um novo pensamento, que eles não são culpados de nada. E agora vemos como os políticos alemães começam a pregar sermões a Moscou. Além disso, os mais genuínos estados de espírito revanchistas estão se desenvolvendo, e Merz é o exemplo mais marcante", concluiu o especialista.

Lançamento de míssil de cruzeiro Taurus pela Coreia do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2025
Panorama internacional
'Rússia teria que responder': como envio de mísseis Taurus a Kiev pode impactar negociações de paz?
Merz anunciou na quarta-feira que a Alemanha apoiaria a Ucrânia no desenvolvimento de suas próprias armas de longo alcance. Ele acrescentou que não serão divulgados mais detalhes sobre este tema por enquanto.
Na segunda-feira (26), o chefe do governo alemão informou que o seu país, depois do Reino Unido, França e dos EUA, levantou todas as proibições quanto ao alcance dos mísseis fornecidos à Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала