- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Teerã e Washington ainda não estão próximos de um acordo nuclear, diz ministro iraniano

© AP Photo / Vahid SalemiReator de pesquisa nuclear na sede da Organização de Energia Atômica iraniana em Teerã, Irã, 1º de setembro de 2014
Reator de pesquisa nuclear na sede da Organização de Energia Atômica iraniana em Teerã, Irã, 1º de setembro de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2025
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse, através de uma publicação nas redes sociais, que Teerã e Washington ainda não estão perto de chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano.
"A mídia está especulando sobre um acordo iminente entre Irã e EUA. Não tenho certeza se já chegamos lá", escreveu Araghchi no X.
O chanceler afirmou que o Irã é sincero sobre uma solução diplomática que satisfaça todas as partes, mas é necessário um acordo que "encerre totalmente todas as sanções e defenda os direitos nucleares do Irã — incluindo o enriquecimento [de urânio]".
O Irã e os Estados Unidos, com a mediação de Omã, realizaram cinco rodadas de negociações indiretas sobre a questão nuclear iraniana. A última delas ocorreu em Roma, no dia 23 de maio. Após as negociações, Araghchi anunciou mecanismos propostos por Omã que poderiam ajudar a remover obstáculos ao progresso das negociações. Tal progresso, disse o ministro iraniano, é possível em uma ou duas rodadas.
Israel avisou Trump sobre seus preparativos para atacar as instalações nucleares do Irã, diz mídia
Ao mesmo tempo, as contradições entre as partes se intensificaram antes da quinta rodada. Assim, antes das negociações, os Estados Unidos exigiram que o Irã abandonasse o enriquecimento de urânio; o lado iraniano rejeitou tais exigências, indicando que as partes não conseguiriam chegar a um acordo se os Estados Unidos insistissem que Teerã abandonasse a tecnologia de enriquecimento.
Apesar da postura irredutível num primeiro momento, o Irã admitiu a possibilidade de reduzir o nível de enriquecimento de urânio e também falou sobre sua disposição de permitir maior controle sobre suas atividades nucleares, a fim de demonstrar a natureza pacífica do seu programa nuclear.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала