- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trump diz que EUA estão muito perto de alcançar um acordo nuclear com o Irã

© AP Photo / Alex BrandonO presidente dos EUA, Donald Trump, e o emir do Catar, sheik Tamim bin Hamad al-Thani, se encontram no Amiri Diwan em Doha, Catar, 14 de maio de 2025
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o emir do Catar, sheik Tamim bin Hamad al-Thani, se encontram no Amiri Diwan em Doha, Catar, 14 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2025
Nos siga no
Nesta quinta-feira (15), o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que os Estados Unidos estavam muito perto de fechar um acordo nuclear com o Irã, e Teerã havia "mais ou menos" concordado com os termos.
"Estamos em negociações muito sérias com o Irã para uma paz duradoura", disse Trump durante uma visita ao golfo, de acordo com a mídia norte-americana.

Falando no Catar diante de líderes empresariais, Trump disse que gostaria de ver o "problema do Irã" resolvido "de forma inteligente" e enfatizou que "acho que estamos perto de talvez fechar um acordo sem precisar fazer isso [uma ação militar direcionada ao país]", disse ele.

O Irã realizou quatro rodadas de negociações com o governo Trump, que buscou evitar uma ameaça de ataque militar de Israel ao contestado programa nuclear de Teerã.
Um conselheiro do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, Ali Shamkhani, disse à ABC News que Teerã abriria mão de seus estoques de urânio altamente enriquecido como parte de um acordo em que Washington suspendesse as sanções contra o país.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei (à esquerda), participa de cerimônia de formatura de um grupo de cadetes das Forças Armadas. Teerã, Irã, 10 de outubro de 2023 (foto divulgada pelo site oficial do gabinete do líder supremo iraniano) - Sputnik Brasil, 1920, 14.05.2025
Panorama internacional
Irã está pronto para acordo nuclear com EUA se sanções forem suspensas, diz conselheiro à mídia
Trump deu crédito ao emir do Catar, sheik Tamim bin Hamad al-Thani, por impulsionar o acordo diplomático sobre o programa nuclear iraniano.
Novos diálogos entre negociadores iranianos e norte-americanos para resolver disputas sobre o programa nuclear de Teerã terminaram em Omã no domingo (11), com novas negociações planejadas enquanto os negociadores tentam contornar inúmeras linhas vermelhas para se chegar a um novo acordo nuclear e evitar futuras ações militares.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала