- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Zambelli diz que vai se apresentar às autoridades da Itália: 'Quero buscar refúgio'

© Bruno Spada/Câmara dos DeputadosDeputada federal Carla Zambelli (PL-SP) durante votação de propostas legislativas na Câmara. Brasília, 17 de dezembro de 2024
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) durante votação de propostas legislativas na Câmara. Brasília, 17 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2025
Nos siga no
Em entrevista à CNN, a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), que está na lista vermelha de procurados da Interpol, afirmou que vai se apresentar de forma voluntária às autoridades italianas.
A parlamentar desembarcou no país nesta semana em meio ao pedido de prisão determinado no Brasil pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Zambelli tem cidadania italiana e, inicialmente, havia afirmado que deixou o país para buscar um tratamento de saúde. Além disso, afirmou que não vê legitimidade nas decisões de Moraes, do qual afirma sofrer perseguição.

"Vou declarar os meus dados para pegar os documentos. Estou aqui de boa-fé. Estou aqui por conta de uma perseguição política. Vou provar isso. Fui condenada sem provas. A outra condenação, de cinco anos, foi ridícula, porque eu tinha porte legal. Eles me condenaram por porte ilegal. Eu quero provar isso aqui e buscar refúgio na Itália", afirmou à CNN.

Apesar disso, Zambelli declarou ainda que teme ser extraditada. "Mas creio em Deus que não deixará isso acontecer."
 A deputada Carla Zambelli durante leitura do relatório da CPI do Golpe, 29 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2025
Notícias do Brasil
Condenada a 10 anos de prisão, Carla Zambelli deixa o Brasil e diz que vai se licenciar do mandato

Prisão preventiva decretada

Na última quarta-feira (4), Moraes determinou a prisão preventiva de Zambelli e solicitou que a Polícia Federal providencie a inclusão do nome da parlamentar na lista vermelha da Interpol, que foi realizada hoje. A medida foi tomada depois de a deputada anunciar ter deixado o país para fazer um tratamento de saúde e que iria solicitar a licença do mandato parlamentar, aos moldes do que fez o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Zambelli foi condenada no último mês a dez anos de detenção por invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a ajuda de um hacker.
Enquanto isso, a Câmara dos Deputados acatou na quinta-feira (5) a decisão do STF de licenciar Zambelli. O deputado Coronel Tadeu (PL-SP) assume a vaga de Zambelli, que pediu licença para "assuntos particulares" por 120 dias e mais sete dias "para tratamento de saúde".
A decisão do STF também determinou a perda do mandato de Zambelli como deputada federal. O tema ainda aguarda decisão da Casa legislativa.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала