- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mídia: Carla Zambelli votou em sessões da Câmara remotamente quando já estava foragida

© Foto / Lula Marques/ Agência BrasilDeputada Carla Zambelli (PL-SP) durante coletiva na Câmara dos Deputados, Brasília, 23 de abril de 2024
Deputada Carla Zambelli (PL-SP) durante coletiva na Câmara dos Deputados, Brasília, 23 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 07.06.2025
Nos siga no
Segundo registros acessados pelo portal Metrópoles, deputada foi autorizada pela casa a participar remotamente de sessões, sob justificativa de licença médica, quando já havia deixado o país.
Foragida e incluída na lista de procurados da Interpol, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) continuou registrando votos em sessões no plenário da Câmara dos Deputados durante sua rota de fuga do país.
A informação foi divulgada neste sábado (7), pelo portal Metrópoles, que teve acesso ao registro de presença de cinco votações da casa, realizadas entre 26 de maio e 2 de junho, período em que a parlamentar já havia deixado o país.
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) durante votação de propostas legislativas na Câmara. Brasília, 17 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2025
Notícias do Brasil
Zambelli diz que vai se apresentar às autoridades da Itália: 'Quero buscar refúgio'
Segundo o Metrópolis, parte dos registros foi feita no dia 28 de maio, quando a sessão era feita de forma presencial, mas Zambelli foi autorizada a votar remotamente por estar de licença médica, dos dias 20 a 30 de maio, segundo informou a Câmara em nota ao portal.
Zambelli está foragida desde 25 de maio, quando deixou o Brasil uma semana após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por envolvimento no episódio de invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica.
Neste sábado, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão definitiva de Zambelli e solicitou a notificação de perda de mandato da deputada ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). O ministro também determinou que o Ministério da Justiça formalize o pedido de extradição de Zambelli.
Segundo a denúncia apresentada ao STF pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli arregimentou o hacker Walter Delgatti para invadir os sistemas do CNJ prometendo benefícios em troca do serviço.
De acordo com as investigações, entre agosto de 2022 e janeiro de 2023, Delgatti invadiu em diversas ocasiões dispositivos de informática usados pelo Poder Judiciário para adulterar informações, mandados de prisão, alvarás de soltura, decisões de quebra de sigilo bancário, e inclusive determinando ao sistema que emitisse documento ideologicamente falso.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала