- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Embaixador da Rússia nos EUA diz que encontro com Trump foi construtivo: 'Janela de oportunidade'

Nos siga no
O embaixador da Rússia em Washington, Aleksandr Darchiev, foi oficialmente recebido pelo presidente Donald Trump nesta quarta-feira (11) e entregou suas credenciais em cerimônia no Salão Oval, informou a Embaixada da Rússia nos EUA.

"O encontro foi curto, já que a cerimônia não previa uma conversa. No entanto a comunicação foi muito construtiva", afirmou Darchiev à Sputnik.

De acordo com o diplomata russo, Trump ainda concordou sobre a importância de restaurar as relações entre Moscou e Washington, que foram praticamente anuladas durante a gestão do ex-presidente democrata Joe Biden.
"Concordamos que é necessário restaurar as relações, conforme as orientações que os presidentes [Vladimir] Putin e [Donald] Trump deram durante uma conversa telefônica", afirmou.
Segundo o embaixador, ambos os países concordaram em mover as discussões da reaproximação diretamente para suas capitais, Moscou e Washington, dando seguimento à plataforma oferecida em Istambul pela Turquia. No entanto, não há uma data nem local específicos para o próximo encontro.
"Houve tais acordos. Estamos falando em normalizar as atividades das missões diplomáticas. Estas são consultas que não têm relação com outra via de negociação sobre a Ucrânia. Sim, houve tal decisão, agora ela precisa ser implementada. Não posso dar um prazo específico."
O presidente dos EUA, Donald Trump, recebe Vladimir Zelensky na Casa Branca, em Washington, D.C. Estados Unidos, 28 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2025
Operação militar especial russa
General dos EUA apela a Donald Trump a tomar medidas contra Ucrânia

Apoio à reaproximação entre os dois países

Darchiev disse que assegurou ao presidente norte-americano que fará tudo o que estiver ao seu alcance para restabelecer a parceria entre os países. Conforme o embaixador, que está em Washington desde o dia 26 de março, foi aberta uma "janela de oportunidade" para avançar no processo.
O embaixador russo ainda revelou que estão em andamento os trabalhos para organizar um encontro entre Putin e Trump.
"Os trabalhos preparatórios estão em andamento, mas ainda não há um acordo específico", declarou.
Além disso, os dois países seguem as discussões sobre restaurar o número de funcionários nas embaixadas russa e norte-americana e a devolução de propriedades diplomáticas. "Está sendo discutido. Tudo está sendo discutido".
Dentre as medidas pensadas na reaproximação, Moscou destacou a restrição aos trabalhos dos jornalistas russos nos EUA, incluindo as sanções contra o grupo de mídia Rossiya Segodnya.
Antes da cerimônia, o embaixador já havia entregado suas credenciais ao diretor interino do Escritório de Assuntos Europeus e Eurasiáticos, Louis L. Bono.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала