- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lula transmite solidariedade a Cristina Kirchner em ligação

Nos siga no
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou em suas redes sociais que telefonou para a ex-presidente argentina Cristina Kirchner, condenada judicialmente a seis anos de prisão por crimes de corrupção relacionados a obras públicas.
Entretanto, a detenção da ex-presidente da Argentina está em um limbo jurídico. Mais cedo nesta quarta-feira (11) o juiz Jorge Gorini, presidente do Segundo Tribunal Oral Federal (TOF 2) da Argentina negou a prisão de Cristina Kirchner e de outros condenados.

"Manifestei toda a minha solidariedade. Falei da importância de que se mantenha firme neste momento difícil. Notei, com satisfação, a maneira serena e determinada com que Cristina encara essa situação adversa e o quanto está determinada a seguir lutando", disse o presidente em suas redes.

Então vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner participa da sessão inaugural do Congresso, enquanto o então presidente da Argentina, Alberto Fernández, apresenta seu discurso anual sobre o Estado da Nação. Buenos Aires, 1º de março de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2025
Panorama internacional
Juiz nega prisão imediata de Cristina Kirchner após decisão da Suprema Corte da Argentina
Oficialmente, tanto o Palácio do Planalto quanto o Itamaraty estão evitando se pronunciar sobre o tema por riscos de criar um atrito diplomático com o atual mandatário argentino Javier Milei. Opositor ferrenho de Kirchner, Milei chegou a comemorar a prisão da ex-presidente.
"A república está funcionando e todos os jornalistas corruptos, cúmplices de políticos mentirosos, foram desmascarados em suas operetas sobre o suposto pacto de impunidade", afirmou em suas redes.
No lugar do presidente, coube ao Partido dos Trabalhadores expressar solidariedade institucional com a peronista. Presidente do PT e ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, declarou que "a sentença de prisão e inelegibilidade da ex-presidenta Cristina Kirchner significa uma grave ameaça para as liberdades políticas na Argentina".
O Instituto Lula também publicou uma nota em que diz manifestar "profunda preocupação e repúdio" à sentença.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала