- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trump diz que acordo comercial EUA-China está 'concluído', sujeito à aprovação dele e de Xi

© AP Photo / Alex BrandonO presidente dos EUA, Donald Trump, chega para discursar sobre os 100 primeiros dias de governo, em Warren, Michigan, em 29 de abril de 2025
O presidente dos EUA, Donald Trump, chega para discursar sobre os 100 primeiros dias de governo, em Warren, Michigan, em 29 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2025
Nos siga no
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (11) que o acordo comercial EUA-China estava "concluído", aguardando sua aprovação final e do presidente chinês, Xi Jinping.
"Nosso acordo com a China está concluído, sujeito à aprovação final do presidente Xi [Jinping] e minha. Ímãs completos e quaisquer terras raras necessárias serão fornecidos antecipadamente pela China. Da mesma forma, forneceremos à China o que foi acordado, incluindo estudantes chineses que utilizam nossas faculdades e universidades (o que sempre me agradou!). Estamos recebendo um total de 55% de tarifas, enquanto a China receberá 10%", disse Trump no Truth Social.
Em uma aparição no podcast Pod Force One pouco antes, Trump disse que a China era "muito difícil de lidar".
"Eles estão um pouco mimados por terem tido tanto sucesso contra nossos negociadores", acrescentou.
Homem entra em uma loja de produtos exibindo bandeiras nacionais da China e dos Estados Unidos, em Pequim, 3 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2025
Panorama internacional
EUA e China fecham acordo para retomar trégua comercial e liberar exportações estratégicas
A China e os Estados Unidos realizaram negociações comerciais e econômicas de alto nível em Genebra nos dias 10 e 11 de maio. As negociações foram coordenadas pelo vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, pela parte chinesa, e pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, pela parte norte-americana.
Após as negociações, as partes afirmaram que haviam chegado a um acordo preliminar para reduzir as tarifas comerciais, que entraram em vigor em 14 de maio por 90 dias. As tarifas "recíprocas" entre os países seriam reduzidas para 10%. Como resultado, Pequim vai impor uma tarifa de 10% sobre as importações norte-americanas, enquanto Washington cobrará 30% sobre os produtos chineses, já que a tarifa de 20% sobre o "fentanil" permanece em vigor.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала